Desde que o primeiro Toy Story revolucionou o cinema de animação em 1995, cada novo filme da série tem sido um evento cinematográfico. Agora, com o anúncio de Toy Story 5, parece que não só vamos reencontrar Buzz, Woody e toda a turma, mas também testemunhar a Pixar quebrando mais um recorde. Isso mesmo, o universo de Toy Story está prestes a se expandir ainda mais, e os fãs mal podem esperar pelo que está por vir.
A expectativa em torno de Toy Story 5 é gigantesca. Não apenas por ser mais um capítulo na saga querida por gerações, mas porque ele traz consigo a promessa de um novo marco na história da Pixar. Afinal, quem diria que depois do emocionante final do quarto filme, ainda teríamos mais aventuras para acompanhar? Mas como a própria história da série nos ensina, sempre há espaço para mais uma história.
A Pixar e sua trajetória de sucesso
A Pixar sempre foi uma criadora de tendências em animação, mas Toy Story 5 significará que a série de filmes se tornará verdadeiramente única entre os trabalhos anteriores do estúdio. Atualmente, outra propriedade da Pixar lidera em uma categoria impressionante, mas o quinto filme de Toy Story quebrará esse recorde quando for lançado em 2026.
O retorno de Buzz e Woody pode representar uma vitória financeira muito necessária para a Pixar, com Coco de 2017 sendo o último filme original do estúdio a causar impacto nas bilheterias. No entanto, deixando de lado as conquistas financeiras, Toy Story 5 definirá o padrão de outras maneiras.
Uma surpresa chamada Toy Story 5
A confirmação de Toy Story 5 foi uma surpresa, com a história aparentemente encerrada no final do terceiro e do quarto filmes. No entanto, todos os filmes de Toy Story foram um sucesso estrondoso para a Pixar, então não é surpresa que eles queiram manter a franquia. Na verdade, toda sequência (e prequela) da Pixar está entre os esforços mais lucrativos do estúdio. No entanto, se um filme da Pixar ganha um segundo filme, geralmente é aí que termina. Toy Story é uma das séries de filmes que não segue essa tendência, junto com outra franquia da Pixar.
Leia mais:
- Estúdio aclamado: filmes da Pixar que ganharam o Oscar de melhor animação
- Pixar planeja demissões no segundo semestre de 2024
- Personagens Pixar lutando em Mortal Kombat 1? Entenda!
Toy Story 5 e o recorde de continuidade
Toy Story 5 significa que a série de filmes terá o maior número de filmes da Pixar ambientados na mesma continuidade, Toy Story 5 será o sexto filme da franquia, ultrapassando a série Carros.
Atualmente, tanto Toy Story quanto Carros compartilham o recorde de maior número de filmes da Pixar em um universo compartilhado confirmado, com cinco cada. Embora Toy Story inicialmente detivesse o título, os lançamentos sucessivos de Carros 2, Aviões, Aviões: Fogo e Resgate e Carros 3 significaram que a franquia Carros conquistou o recorde até Lightyear ser lançado em 2022. Embora isso nivelasse o campo de jogo, Carros 3 de 2017 foi o filme que estabeleceu o novo marco de uma série de cinco filmes. Como tal, quando Toy Story 5 recuperar o título em 2026, estará quebrando um recorde de nove anos.
A exceção de Lightyear
O filme derivado de Toy Story, Lightyear, é uma espécie de exceção entre os respectivos filmes de ambas as franquias. Embora todos os outros filmes de Carros e Toy Story sejam indiscutivelmente parte de seus respectivos cânones, Lightyear adota uma abordagem muito mais meta para se vincular ao universo Toy Story. O texto de abertura do filme afirma que Lightyear foi o filme que Andy viu em 1995 que o fez querer um boneco de ação do Buzz Lightyear. Então, embora seja uma entrada incomum na tradição de Toy Story, ainda faz parte.
Aviões e sua conexão com a Pixar
Os filmes dos Aviões foram feitos com a ajuda de figuras importantes da Pixar. Os filmes Aviões compartilham um lugar personalizado no cânone Carros. Embora todos os principais filmes de Carros tenham sido produzidos pela Pixar, os filmes de Aviões não foram. No entanto, embora Aviões e Aviões: Fogo e Resgate não tenham sido lançados sob a bandeira da Pixar, o pessoal da Disney por trás dos spinoffs tinha fortes laços com a Pixar e os principais filmes de Carros. Não só isso, mas os filmes Aviões são baseados em personagens e ideias retiradas de áreas menos conhecidas do universo Carros – como os curtas da Pixar. A Disney também replicou o estilo de animação sem o envolvimento direto da Pixar.
Uma das principais figuras da Pixar envolvidas no filme Aviões de 2013 foi John Lasseter, que escreveu a história do filme. Lasseter esteve vinculado a todos os filmes de Toy Story até agora, exceto Lightyear, atuando como escritor, diretor ou às vezes até ambos. Embora o envolvimento de Lasseter com os spinoffs de Planes tenha se limitado apenas ao primeiro filme, é impossível negar a influência da Pixar, bem como o envolvimento dos maiores nomes do estúdio, como John Lasseter. Portanto, embora os filmes Aviões possam não ser oficialmente propriedades da Pixar, sua origem os torna parte do universo Carros.