Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

Por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados em 12 de Junho? Descubra a história da data!

PUBLICIDADE

Enquanto a maior parte do mundo celebra o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o Brasil escolheu uma data diferente para comemorar o amor. Por aqui, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, e há uma razão bem interessante e comercial para isso. Vamos explorar essa história e entender por que o Brasil é “do contra” quando se trata de celebrar o dia dos apaixonados.

Dia dos namorados
Créditos: Reprodução

Origem comercial do Dia dos Namorados no Brasil

A escolha de 12 de junho como Dia dos Namorados no Brasil não está relacionada a nenhuma tradição antiga ou evento religioso, mas sim a uma estratégia de marketing. Em 1948, o publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo João Doria Jr., foi contratado pela loja Exposição Clipper para aumentar as vendas de junho, um mês tradicionalmente fraco para o comércio.

PUBLICIDADE

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria decidiu criar uma nova data comemorativa para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Ele escolheu 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido no Brasil como o “santo casamenteiro”, unindo assim o útil ao agradável. A primeira campanha publicitária para o Dia dos Namorados brasileiro tinha slogans como “Não é só com beijos que se prova o amor” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A campanha foi um sucesso e a data rapidamente se espalhou por outras regiões do país.

Dia dos namorados
Créditos: Reprodução

Consolidação da data

A partir do ano seguinte, mais regiões do Brasil começaram a aderir à celebração do Dia dos Namorados em 12 de junho. Com o passar dos anos, a data se consolidou e atualmente é a terceira melhor para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. O incentivo à troca de presentes entre namorados ajudou a aumentar significativamente as vendas no mês de junho, beneficiando diversos setores do comércio.

Leia mais:

O Dia de São Valentim

Enquanto isso, nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, conhecido como Valentine’s Day ou Dia de São Valentim. A história mais famosa sobre a origem da data remonta ao século III, quando o imperador romano Cláudio II baniu os casamentos por acreditar que homens solteiros eram melhores soldados.

Um padre chamado Valentim, no entanto, continuou a realizar cerimônias de casamento em segredo. Quando foi descoberto, foi preso e condenado à morte. Durante seu tempo na prisão, Valentim teria se apaixonado pela filha de seu carcereiro e, no dia da sua execução, enviou-lhe uma carta assinada “Do seu Valentim”, dando origem à tradição de enviar cartões de amor no dia 14 de fevereiro.

Tradição do Dia de Santo Antônio

Dia dos namorados
Créditos: Reprodução

No Brasil, Santo Antônio, cuja festa é celebrada em 13 de junho, é mais popularmente associado aos casamentos do que São Valentim. As tradições e simpatias para conseguir um bom casamento no Dia de Santo Antônio são muito comuns no país. A combinação da devoção ao “santo casamenteiro” e a estratégia comercial de João Doria fizeram do Dia dos Namorados em 12 de junho um grande sucesso.

A celebração do Dia dos Namorados em 12 de junho no Brasil é um exemplo interessante de como datas comemorativas podem ser criadas e consolidadas por razões comerciais, ao mesmo tempo que se incorporam elementos culturais e religiosos locais. Então, quando estiver comprando um presente para o seu amor em junho, lembre-se da engenhosidade de um publicitário que transformou um mês de vendas fracas em uma das datas mais lucrativas do comércio brasileiro.

você pode gostar também