No mundo mágico de Harry Potter, cada personagem traz sua própria luz e sombra, tecendo a vasta tapeçaria de uma história que capturou corações ao redor do globo. Desde o lançamento do primeiro livro, seguido pela adaptação cinematográfica que catapultou Harry, Hermione, Ron e uma legião de personagens fascinantes para a fama mundial, cada passo em Hogwarts foi seguido de perto por fãs ávidos. Mas nem todas as trajetórias foram tão fiéis ao material original quanto desejávamos, e agora, com o anúncio de uma série pela HBO/ Max, uma oportunidade única se apresenta: corrigir os caminhos, prestar homenagens merecidas e, talvez, dar novos destinos aos nossos personagens favoritos.
Entre os corredores de Hogwarts e os campos de batalha que definiram o destino do mundo bruxo, um personagem em particular se destaca para receber uma nova chance de brilhar. O veterano auror, que sacrificou tudo pela causa da Ordem da Fênix, nunca teve o adeus que merecia. Será que a nova adaptação da Max fará justiça a esse personagem tão querido pelo público?
A justiça atrasada para Olho-Tonto Moody
O programa de TV Harry Potter da Max tem a oportunidade de consertar certos elementos dos filmes e pode finalmente fazer justiça à morte de um personagem-chave depois que a adaptação inicial passou direto por ele. Os filmes de Harry Potter têm um legado positivo em comparação com muitas outras adaptações de livros de sua época. No entanto, eles nem sempre fazem justiça ao material de origem. Em certos casos – como a pior morte dos filmes de Harry Potter – eles até repetem os problemas dos livros de JK Rowling. E este é o caso de outra morte importante de Harry Potter, que merece mais atenção tanto nos livros quanto nos filmes.
Uma segunda chance na telinha
Felizmente, Harry Potter terá uma segunda chance na telinha e poderá dedicar mais tempo a detalhes como esse. O tempo de execução de uma série permitirá que os personagens coadjuvantes sejam mais desenvolvidos e que suas despedidas possam ser tratadas com o peso que merecem. As batalhas de Harry Potter também podem ser expandidas e melhoradas, algo que ajudaria várias mortes de personagens a serem mais duras, incluindo uma Relíquias da Morte – Parte 1 acelera muito rapidamente.
Olho-Tonto Moody e o sacrifício esquecido
Olho-Tonto Moody é apresentado em Harry Potter e o Cálice de Fogo – e embora o verdadeiro Moody não apareça até Ordem da Fênix, o personagem desempenha um papel de destaque na segunda metade da série. É em grande parte graças a Moody que Harry escapa ileso da Rua dos Alfeneiros após seu aniversário de 17 anos, e isso não é reconhecido o suficiente. Afinal, Moody morre levando Harry para um lugar seguro em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1. Infelizmente, isso é rapidamente passado com tudo o que acontece durante a Batalha dos Sete Oleiros.
Leia mais:
- Harry Potter: 5 personagens que quase foram para outras casas
- 10 gafes marcantes em Harry Potter que os fãs não perdoam
- Harry Potter: 7 teorias de fãs que foram provadas nos filmes
O esquecimento de uma batalha
O filme Relíquias da Morte não mostra a morte de Moody em batalha, nem dá atenção adequada após ser anunciada. Os membros restantes da Ordem lamentam brevemente Moody, mas acontecimentos como a perda da orelha de George Weasley desviam a atenção das principais mortes da batalha. E embora seja justo dizer que as coisas acontecem rapidamente na batalha, Moody não é mencionado novamente após sua fuga da Rua dos Alfeneiros. É uma maneira decepcionante de seu personagem seguir, e é algo que o remake de Harry Potter da Max deve corrigir quando chegar aos livros posteriores.
Uma morte que merece ser lembrada
É óbvio que Olho-Tonto Moody merece uma despedida melhor nos filmes de Harry Potter, mas é difícil culpá-los por falharem neste momento. Afinal, mesmo o material original não faz justiça à morte de Moody. Como nos filmes, os livros de Harry Potter não mostram Moody lutando. Isso poderia ter sido retratado como um momento de coragem para um personagem que dedicou sua vida à luta contra bruxos malvados. Mostrar sua morte na tela teria permitido a Moody ter uma última cena épica antes de fazer sua reverência final.
Como o remake de Harry Potter pode homenagear Moody
Quando se trata de dar uma despedida melhor a Olho-Tonto Moody, o remake de Harry Potter já tem uma maneira fácil de fazer isso. Em vez de mostrar a Batalha dos Sete Potter apenas da perspectiva de Harry, a série deve permitir que os espectadores vejam essa luta de vários pontos de vista. Isso tornaria o peso de Moody um impacto maior, como os fãs realmente veriam – e receberiam um lembrete de como ele é um grande personagem antes de acontecer. Isso também tornaria a Batalha dos Sete Potter mais épica em geral, já que há muito caos que se desenrola fora da vista de Harry.
Além disso, a série da Max deve proporcionar a Moody uma despedida mais emocional do que um brinde na Toca. Isso poderia mudar o cânone de Harry Potter e fazer com que a Ordem recuperasse o corpo de Moody, permitindo-lhes um funeral para se despedirem. Claro, os personagens também poderiam realizar uma espécie de funeral sem o corpo. Moody certamente merece uma despedida adequada, então a série Harry Potter deve encontrar uma maneira de fazer isso acontecer.