Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

Instagram e Facebook saem do ar e deixam usuários irritados: Veja o que aconteceu!

PUBLICIDADE

Imagine um dia qualquer, você acorda, prepara seu café e decide checar as novidades nas suas redes sociais favoritas. Mas, ao invés do habitual scroll pelo feed de notícias do Facebook ou as últimas fotos no Instagram, você se depara com mensagens de erro. Nada de posts, nenhuma atualização, apenas uma tela congelada em uma frustrante tentativa de reconexão. Essa foi a realidade enfrentada por milhares de usuários nesta terça-feira, dia 05 de março, um dia que prometia ser como outro qualquer, mas que acabou marcado por instabilidades e muita irritação.

Instagram
Créditos: Reprodução

O que aconteceu?

O Instagram caiu para vários usuários, segundo relatos publicados a partir do meio-dia desta terça-feira. As pessoas não conseguem postar nem visualizar os feeds de perfis específicos da plataforma. Um dos avisos é de que “não é possível recarregar o feed”. O chefe de comunicações da Meta, Andy Stone, postou no X/Twitter que a empresa está ciente do problema. “Estamos trabalhando nisso agora mesmo”, disse ele.

Falhas também no Facebook e Threads

PUBLICIDADE

Ela não é a única plataforma de Mark Zuckerberg com problema nesta tarde: o Facebook está fora do ar e o Threads não permite a visualização da timeline. O aplicativo para celular oferece a opção de “tentar novamente”, mas nada acontece. As buscas pelo assunto dispararam no Google, sinalizando o interesse dos usuários em entender o que estava acontecendo. Além do Instagram e Facebook, várias plataformas apresentaram falhas. Usuários relatam problemas para iniciar uma sessão ou percebem erros como “Sessão expirada” e “Não foi possível carregar a página”.

Leia mais:

Os números não mentem

Dados do Downdetector sugerem que as instabilidades do Facebook começaram por volta das 12:13, atingindo um pico de mais de 27 mil notificações às 12:28. Usuários afirmam que tiveram sua sessão desconectada no aplicativo e na versão web e não conseguem reconectar. Os horários estão alinhados com os relatos de falhas no Instagram, que registrou pico de problemas reportados às 12:17 com mais de 3.700 notificações no Downdetector. No mesmo período, houve um pico de reclamações referentes ao WhatsApp, embora as notificações sejam significativamente menos frequentes.

Reação nas redes sociais

A própria conta oficial do X entrou na onda de reclamações e memes gerados pela falha nos serviços da Meta. “Nós sabemos porque todos vocês estão aqui agora”, diz a publicação. A pane ocorre menos de um mês após usuários perceberem instabilidades na versão web do Facebook. Em janeiro, o Instagram também registrou problemas com relatos de lentidão no carregamento do feed.

Instagram
Créditos: Reprodução

Impacto no Brasil

Já o site de monitoramento DownDetector indica que brasileiros passam pela pane em diversas regiões, conforme relatos. O mapa de instabilidade destaca São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Belém.

Nesse cenário de incertezas e frustrações, os usuários ficam à espera de uma solução, enquanto memes e piadas sobre a situação tomam conta da internet. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado, ficar offline é quase como estar isolado do resto do universo. Resta agora aguardar os próximos capítulos dessa história e torcer para que o acesso às nossas janelas para o mundo digital seja restabelecido o quanto antes.

você pode gostar também