Friends, um verdadeiro fenômeno cultural dos anos 90 e início dos 2000, continua sendo um marco incontornável na história da televisão. Criada por David Crane e Marta Kauffman, esta sitcom não apenas definiu uma geração, mas também se estabeleceu firmemente no coração da cultura pop. A cada risada, cada lágrima e cada “Como você está?”, Friends teceu seu caminho através das complexidades das relações humanas, apresentando uma química inigualável entre seis amigos inseparáveis. Entre piadas icônicas e situações memoráveis, uma tradição em particular destacou-se, tornando-se tão emblemática quanto a própria série.
No coração do Central Perk, o sofá laranja ocupado por Monica, Chandler, Phoebe, Joey, Rachel e Ross tornou-se mais do que um mero móvel; transformou-se em um símbolo da amizade e do companheirismo. Contudo, até as tradições mais sagradas têm suas exceções. Surpreendentemente, essa regra não escrita de Friends – a de sempre sentar no mesmo sofá – foi quebrada em três ocasiões específicas, cada uma delas deixando os fãs tanto confusos quanto intrigados. Vamos mergulhar nas raras vezes em que o famoso sofá do Central Perk foi ocupado por outros, e como isso se encaixa na tapeçaria de Friends.
Friends e a cultura pop
Os amigos tinham várias piadas e tradições, das quais muitas se tornaram parte da cultura pop, e uma foi quebrada apenas três vezes. A década de 1990 e início de 2000 viram o surgimento de muitos programas de TV de diferentes gêneros que hoje são considerados clássicos, e entre eles está Friends. A sitcom criada por David Crane e Marta Kaufman quebrou recordes durante sua exibição original entre 1994 e 2004, conquistando um lugar na história da TV e entre os maiores programas de TV de todos os tempos.
Tradição quebrada
Ao longo de 10 temporadas, Monica, Chandler, Phoebe, Joey, Rachel e Ross passaram por diversas situações que iam de engraçadas a trágicas, mas sempre contaram um com o outro. Amigos seguiram o grupo para locais diferentes, mas houve três que foram constantes desde o início: o apartamento de Monica, o apartamento de Chandler e Joey e o Central Perk, sua cafeteria favorita. A turma sempre sentava no mesmo sofá, se tornando uma tradição de Friends que ia além da tela da TV, mas isso na verdade foi quebrado três vezes em toda a série.
Leia mais:
- Friends: 7 personagens secundários que fizeram sucesso
- 5 razões pelas quais The Office é melhor que Friends
- Estudo revela verdade chocante: Millennials e Geração Z estão cansados de remakes!
Três ocasiões específicas
O sofá Central Perk dos amigos foi ocupado por outras pessoas em três episódios. A turma não conseguiu sentar no sofá em três ocasiões, e os personagens principais de Friends sempre sentados no mesmo sofá do Central Perk levantaram muitas questões sobre sua influência no café e com Gunther (James Michael Tyler), mas fãs com olhos de águia descobriram que o sofá na verdade estava reservado para o grupo. No entanto, o grupo parece ter-se esquecido de fazer a reserva em três ocasiões e ficaram demasiado confusos para ver outras pessoas sentadas no seu lugar.
A primeira vez que isso aconteceu foi no episódio da 3ª temporada “The One With The Princess Leia Fantasy”, e aconteceu logo no início. O grupo entrou no Central Perk e encontrou o sofá ocupado por outro grupo de pessoas, e eles não tiveram outra escolha a não ser sair, visivelmente confusos. Embora as pessoas sentadas no sofá não tivessem nomes no episódio, elas eram na verdade os escritores da 3ª temporada de Friends.
Três temporadas depois, no episódio “The One With Unagi”, Rachel e Phoebe tiveram que sentar perto da janela porque dois caras ocuparam o sofá e Rachel ficou chateada com isso porque ela não gostava de sentar em outro lugar. Infelizmente para Rachel, o mesmo aconteceu na temporada final de Friends, em “The One Where Chandler Gets Caught”, último clipe da série. O episódio começa com Phoebe e Rachel mais uma vez sentadas perto da janela porque o sofá estava ocupado por outras pessoas, mas isso tinha que acontecer para elas pegarem Chandler conversando com seu corretor de imóveis, mas Phoebe e Rachel pensaram que ele estava tendo um caso.
Momentos de compartilhamento
Os amigos viram seus personagens compartilharem o sofá do Central Perk duas vezes. A turma teve que dividir o sofá em duas ocasiões diferentes, e o elenco de Friends se reuniu em torno de Billy Crystal e Robin Williams no sofá do Central Perk. O grupo teve que abrir mão do sofá em três ocasiões diferentes, e houve outras duas raras ocasiões em que acabaram dividindo o sofá popular.
Primeiro, no episódio “The One With The Bullies” da 2ª temporada, Chandler e Ross chegam ao Central Perk e se sentam no sofá quando dois outros caras, Arthur e Carl, voltam com suas bebidas e afirmam que estão em seus lugares. O que se segue são os dois caras ameaçando Ross e Chandler de espancá-los se eles voltarem, então eles “levam para fora” um dia, apenas para se unirem contra outros caras que roubam suas coisas quando estão distraídos. De volta ao Central Perk, Ross, Chandler, Arthur e Carl dividem o sofá, mas os dois últimos não são vistos novamente no resto da série.
Na temporada seguinte, no episódio “The One With The Ultimate Fighting Champion”, o grupo é interrompido por Tomas (Robin Williams) e Tim (Billy Crystal) que pedem para eles abrirem espaço no sofá porque todos os outros assentos estão ocupados, e o grupo acaba investindo demais em sua conversa intensa. Central Perk foi um cenário chave em Friends e o sofá é um dos adereços mais icônicos, mas nem sempre foi para o grupo.