Expressões em COREANO para fãs de DORAMAS e K-POP: aprenda AGORA

K-Dramas e K-Pop têm conquistado popularidade global e despertado o interesse pelo idioma coreano, sobretudo o falado na Coreia do Sul.

Assim como os animes e mangás popularizaram termos da língua japonesa, expressões em coreano se tornaram corriqueiras entre os fãs.

Se você está começando nesse fandom e se sente confuso com as palavras estrangeiras, não se preocupe, selecionamos algumas das mais utilizadas!

expressões em coreano
Expressões em coreano foram popularizadas pela cultura do país asiático – Foto: viarami via Pixabay

Expressões em COREANO

Honoríficos

O sistema de honoríficos do coreano é complexo, levando em conta idade e gênero. Respeitar os mais velhos é crucial.

Confira alguns honoríficos básicos presentes nas expressões em coreano:

  • Oppa (오빠) e Hyung (): Oppa é usado por garotas para irmãos ou amigos mais velhos. Hyung tem o mesmo significado, mas é usado por garotos.
  • Unnie (언니) e Noona (누나): Ambas as palavras se referem a irmãs ou amigas mais velhas. “Unnie” é usada por meninas e “noona” por meninos.
  • Sunbae (선배) e Hoobae (후배): Utilizados na escola, universidade e por fãs de K-Pop em relação à senioridade. Sunbae refere-se ao mais velho ou experiente e hoobae ao calouro.
  • Sufixos ssi () e nim (): Ambos significam “senhor(a)”, sendo nim o mais respeitoso. Mais usado no ambiente de trabalho.

Palavras e frases comuns

  • Annyeong (안녕) e Annyonghaseyo (안녕하세요): Saudações equivalentes a “olá” ou “oi”. A primeira forma é mais casual e deve ser usada com pessoas próximas. Também serve como despedida, “tchau”.
  • Saranghae (사랑해): “Eu te amo”. Adicione “” (yo) no final se o interlocutor for mais velho, para ser mais respeitoso.
  • Bogo sipeo (보고 싶어): Uma forma informal de dizer “sinto sua falta”. Adicione “” no final se a pessoa for mais velha ou superior hierarquicamente.
  • Gamsahabnida (감사합니다), juseyo (주세요) e cheonmaneyo (천만에요): Palavras básicas de educação, “obrigado(a)”, “por favor” e “de nada”, respectivamente.
  • Jinjja (진짜): Pode ser traduzido como “é verdade?”, “é mesmo?” ou “sério?”. Também é usado para enfatizar, como em “진짜 예쁘다” (muito bonita).
  • Joahae (좋아해): Significa “gosto de você”. Adicione “” no final se a pessoa for mais velha ou hierarquicamente superior.
  • Aigo (아이고): Expressão equivalente a “ai meu Deus”. Usada em situações de frustração, choque ou confusão.
  • Mianhae (미안해): Jeito informal de pedir desculpas. Para ser mais formal, adicione “” no final.

Aprender algumas palavras e expressões coreanas é uma maneira divertida de se aproximar melhor da cultura sul-coreana e se comunicar com outros fãs.

Lembre-se de usar essas palavras com cuidado, levando em consideração a hierarquia social e a proximidade com a pessoa com quem está falando.

Assim, você poderá desfrutar ainda mais de seu envolvimento com os K-Dramas e K-Pop!

expressões em coreano
Expressões em coreano são faladas nas duas Coreias – Foto: OpenClipart-Vectors via Pixabay
você pode gostar também