Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

10 filmes de super-heróis que quase foram esquecidos

Muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) dominar os cinemas, os estúdios já tentavam adaptar histórias em quadrinhos com superpoderes para as telonas — com resultados variados. Algumas dessas produções se tornaram clássicos cult, outras foram simplesmente apagadas da memória coletiva.

Nesta lista, revisitamos 10 filmes de super-heróis que o tempo quase apagou da história, seja por sua baixa qualidade, pouca divulgação ou simplesmente por serem muito à frente (ou atrás) de seu tempo. Será que você se lembra de todos eles?

filmes de super-heróis
Créditos: Reprodução.

A Tumba do Drácula (1980)

Lançado como anime para a TV japonesa, A Tumba do Drácula foi uma tentativa da Marvel de se aproximar do público oriental. Baseado nos quadrinhos homônimos, o filme mostrava o lendário vampiro liderando um culto satânico e engravidando uma de suas seguidoras. A animação obscura e repleta de cenas grotescas ficou esquecida por anos.

O Monstro do Pântano (1982)

Muito antes da série moderna da DC, o personagem ganhou um filme dirigido por ninguém menos que Wes Craven, criador de A Hora do Pesadelo e Pânico. Apesar do pedigree do diretor, os efeitos datados e o roteiro fraco fizeram com que o filme O Monstro do Pântano desaparecesse rapidamente da lembrança popular — até o próprio Craven renegou o projeto.

Supergirl (1984)

Surfando no sucesso do Superman de Christopher Reeve, a DC lançou Supergirl com Helen Slater no papel principal. Apesar de contar com Faye Dunaway como vilã e se passar no mesmo universo dos filmes do Superman, a produção fracassou e praticamente enterrou qualquer chance de continuação por décadas.

Howard, o Super-Herói (1986)

Um pato antropomórfico vindo de outra dimensão, criado pela Marvel e produzido pela Lucasfilm? Sim, isso aconteceu. Howard, o Super-Herói se tornou um dos maiores fracassos da década de 80, com cenas bizarras e roteiro absurdo. Curiosamente, o personagem ressurgiu décadas depois em participações especiais no MCU.

O Justiceiro (1989)

Muito antes de Jon Bernthal ou Thomas Jane, o Justiceiro foi interpretado por Dolph Lundgren. O filme de 1989 ignorava elementos clássicos do personagem — como o uniforme com a caveira — e colocava Frank Castle lutando contra a máfia japonesa. Apesar de um elenco interessante, o longa jamais teve o impacto esperado.

Geração X (1996)

Antes de X-Men: O Filme (2000), houve Geração X, um piloto de série que virou filme feito pela Marvel Films. Com Emma Frost, Jubileu e outros mutantes adolescentes, a produção foi exibida na TV com visuais pobres e efeitos simplórios. A série nunca foi adiante, e o piloto caiu no esquecimento.

Aço (1997)

Inspirado em um personagem secundário das HQs do Superman, Aço trazia Shaquille O’Neal como protagonista. Com uma armadura improvisada e orçamento limitado, o filme falhou ao tentar lançar Shaq como astro de ação. O longa é lembrado apenas como uma curiosidade da época.

O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)

A Marvel tentou emplacar seu próprio monstro pantanoso com O Homem-Coisa, mas o resultado foi um filme de terror violento e sem conexão com o espírito das HQs originais. Lançado direto para a TV nos EUA, a produção foi um fracasso tão grande que muitos sequer sabem que ele existe.

Jonah Hex: Caçador de Recompensas (2010)

Estrelado por Josh Brolin, Megan Fox e Michael Fassbender, Jonah Hex trazia um anti-herói do Velho Oeste em um filme de ação sobrenatural. Com orçamento de US$ 47 milhões e bilheteria de apenas US$ 11 milhões, foi um dos maiores fracassos da DC nos cinemas.

Os Novos Mutantes (2020)

Após anos de adiamentos, Os Novos Mutantes chegou aos cinemas em meio à pandemia e foi ignorado por boa parte do público. Mesmo com nomes como Anya Taylor-Joy e Maisie Williams, o filme dividiu opiniões por sua proposta de misturar super-heróis com horror psicológico, mas acabou sendo engolido por outras estreias mais relevantes.

Siga-nos nas redes sociais!

você pode gostar também