The Flash, o mais recente lançamento da DC, tem enfrentado uma recepção morna desde sua estreia nos cinemas em 15 de junho. A crítica e o público têm sido reticentes, mas a situação se agrava quando olhamos para um indicador ainda mais crucial: a bilheteria.
Segundo o portal Variety, o filme protagonizado por Ezra Miller sofreu uma queda de 73% na venda de ingressos durante a segunda semana em cartaz nos EUA. Este índice é o maior já registrado para um longa do universo DC, superando até mesmo títulos como Adão Negro (2022) e Shazam! Fúria dos Deuses (2023).
Ainda de acordo com o site, The Flash arrecadou, até o momento, cerca de US$ 210,9 milhões na bilheteria global. Este número é menor até mesmo que o orçamento do filme, de US$ 220 milhões, sem contar os gastos com marketing.
Com esses números, The Flash se torna o maior fracasso comercial da DC nos cinemas desde O Esquadrão Suicida (2021). O filme de James Gunn também sofreu uma queda significativa de 70,1% na segunda semana em cartaz, mas foi prejudicado pelo lançamento simultâneo no streaming HBO Max.
Apesar dos números desanimadores, a direção de Andy Muschietti conseguiu imprimir a essência da DC no filme. Ele foi capaz de explorar a fundo a mitologia do Flash, um dos personagens mais complexos e interessantes do universo dos quadrinhos.
Ezra Miller, que interpreta Barry Allen, é o grande destaque do filme. Sua atuação cativante e o tom engraçado e avoado que ele dá ao personagem são os pilares que sustentam o longa.
Futuro da DC nos cinemas
The Flash, o mais recente lançamento da DC, é mais do que um simples filme de super-heróis. Ele é um filme multiverso que serve como o capítulo final para o chamado Snyderverso, iniciado com Homem de Aço no início dos anos 2010.
A narrativa do longa explora a possibilidade de alterar eventos chaves na vida de Barry Allen, o Flash. Além disso, faz referências ao primeiro filme dessa nova leva de produções da DC, criando um elo entre o passado e o presente do universo cinematográfico da editora.
No clímax do filme, quando mundos se colidem e personagens de diferentes versões do universo DC interagem, The Flash presta uma homenagem a todo esse universo.
O longa mostra que, independentemente da versão que estamos assistindo, esses personagens têm boas histórias para contar. No entanto, nem todas as mudanças foram bem recebidas pelos fãs.
James Gunn, diretor de O Esquadrão Suicida, reconhece essa realidade. Ele pede paciência aos fãs e reforça que todo o trabalho dele e de Peter Safran é voltado para a valorização do universo DC e seus personagens.
Veja também:
Participações especiais
The Flash cativa pela quantidade de easter-eggs e participações especiais durante todo filme. Muita gente, inclusive, acredita que o filme não tenha sido um fracasso maior por causa dessas participações especiais.
ATENÇÃO! AVISO DE POSSÍVEL SPOILER!
Algumas dessas aparições já foram divulgadas mas outras ainda estavam em segredo. Listamos 15 participações especiais que aparecem no filme que podem despertar ou fazer você ficar com ainda mais vontade de ver o longa!
Segue a lista:
- Batman de Ben Affleck
- Alfred
- General Zod
- Mulher-Maravilha
- Aquaman
- Tom Curry de Temuera Morrison
- Batman de Michael Keaton
- Joel Ciclone
- Batman de Adam West
- Superman de George Reeves
- Supergirl de Helen Slater
- Superman de Henry Cavill
- Superman de Christopher Reeve
- Superman de Nicolas Cage
- Batman de George Clooney
The Flash continua em cartaz nos cinemas brasileiros. A trama tem o herói em altas aventuras pelo multiverso. Além de Ezra Miller, Michael Keaton, Sasha Calle, Michael Shannon e Ben Affleck estão no elenco.