Quando falamos em séries que marcaram época, House invariavelmente surge na conversa. Com seu protagonista genial, sarcástico e problemático, a série conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, misturando drama médico com dilemas éticos e pessoais. Mas, entre todas as suas temporadas, qual seria a melhor? A resposta não é simples e envolve uma análise que vai além do carisma de Hugh Laurie ou dos diagnósticos mirabolantes. Vamos mergulhar na temporada que corta o molde e se destaca não só na série, mas também no panorama televisivo da época.
House sofreu uma fórmula geral durante a maior parte de sua existência, mas a melhor temporada do programa médico realmente reduziu esse modelo – e foi melhor para isso. De arcos de personagens únicos a uma escrita estelar, House fez muitas coisas melhor do que outros dramas médicos. Seu formato processual foi complementado por elenco e comédia, e sempre conseguiu surpreender o espectador com a grande revelação. Todas as oito temporadas de House têm essas qualidades em comum, mas nem todas as apresentações do programa apresentam qualidade igual.
A 4ª temporada de House corta a fórmula do programa
Como muitas outras séries de TV, House diminuiu em qualidade durante as temporadas posteriores, mas atingiu seu pico no meio do programa. Depois de estabelecer a liderança de Hugh Laurie e dos outros personagens, House fez um trabalho sólido para equilibrar seus mistérios médicos episódicos com suas histórias de longo prazo focadas nos profissionais médicos do Hospital Universitário de Princeton-Plainsboro. A melhor temporada de House aumentou as apostas para os personagens, alterando completamente a fórmula da série no processo.
A competição mudou as coisas. A 4ª temporada de House é facilmente a melhor temporada do drama médico, e isso pode ser porque esse passeio rompeu com a fórmula típica do programa. Embora as temporadas anteriores tenham seguido uma configuração bastante padrão para um procedimento médico, a 4ª temporada de House combinou isso com o conceito de um reality show. Na partida de quarta, Gregory House organiza uma competição para preencher três vagas abertas em sua equipe médica. Ele começa com impressionantes 40 candidatos, mas apenas alguns se tornam sérios o suficiente para aparecer regularmente no programa. Esses contendores são removidos episódio por episódio, criando uma temporada de televisão de roer as unhas.
Leia mais:
- 8 séries que marcaram 2004: Uma viagem de 20 anos no tempo
- 5 séries com FINAL triste que amamos
- 9 séries que TERMINARAM mas parecem inacabadas
Este enredo abrangente adiciona uma camada divertida à 4ª temporada de House, aumentando o risco de cada episódio além dos casos médicos individuais. Embora o drama médico ainda apresente muitos pacientes e doenças interessantes, seus destinos estão envolvidos na pressão dos candidatos para ter sucesso. Depois de três temporadas seguindo uma equipe médica bem estabelecida, House realmente mudou as coisas na 4ª temporada. Sua narrativa parece nova e familiar, e a nova abordagem tornou a quarta apresentação a mais forte da série no geral.
O que se tornou a 4ª temporada de House tão boa
Um novo formato, novos personagens e um final bem elaborado trabalharam a seu favor. A 4ª temporada de House é um passeio fantástico na televisão devido à sua fórmula única, mas essa não é a única razão pela qual se destaca. A 4ª temporada parece um novo começo para a série, apresentando vários personagens favoritos dos fãs da equipe médica de House, incluindo Treze, Lawrence Kutner e Chris Taub. A série também mantém rostos familiares por perto, não se despedindo totalmente de Cameron ou Foreman, mesmo depois de eles pararem de trabalhar sob a liderança do programa. Isso cria uma boa mistura de histórias ao longo da 4ª temporada – e isso sem mencionar o foco na amizade de House com Wilson, que é um destaque.
O final de duas partes da 4ª temporada também marca uma das melhores dicas para o drama médico, entregando uma parcela emocional e inesperada que compensa quaisquer episódios mais fracos que vieram antes. Mas, no geral, quase todos os capítulos da quarta apresentação de House são bem escritos e apresentam alta qualidade, facilitando a colocação desta temporada no topo da programação do programa. Além disso, a 4ª temporada de House mudou o drama médico para sempre. Nesse sentido, é sem dúvida a adição mais importante à série.
A 4ª temporada de House mudou o programa para sempre
O drama médico nunca foi o mesmo. A 4ª temporada de House pode ser a mais forte das saídas da série, mas não é a última – e não há como negar que mudou o futuro da série. Por um lado, a quarta temporada normalizou House alterando seu tempo de vez em quando, o que manteve as coisas interessantes à medida que o drama médico avançava. A série também traz personagens dinâmicos que se tornaram tão importantes para a história quanto aos jogadores originais. Com Cameron saindo de House na 6ª temporada e Cuddy saindo na 7ª temporada, ambas as mudanças foram oferecidas.
De certa forma, a 4ª temporada de House serviu como um ponto de viragem para a série. Ele preparou o cenário para muito do que aconteceu mais tarde e ajudou na transição do procedimento médico de seu elenco e fórmula original para algo um pouco diferente. Transições como essa nem sempre são simples, mas House fez com que funcionasse trazendo algo novo para a mesa. E a 4ª temporada conseguiu fazer isso ao se tornar um de seus capítulos mais conceituados. Isso não é pouca coisa e torna o drama ainda mais impressionante.