Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

Perdeu o celular? Veja o que precisa ser feito IMEDIATAMENTE

PUBLICIDADE

Se você perdeu o celular, saiba que isso pode causar grandes transtornos, pois além do valor financeiro, o dispositivo contém informações sensíveis do usuário.

Em caso de acesso indevido, dados de contatos, aplicativos bancários, mensagens, e-mails, fotos e documentos ficam vulneráveis, expondo o usuário a golpes e fraudes.

PUBLICIDADE

Para evitar que a perda do aparelho se torne um problema ainda maior, é importante tomar algumas medidas preventivas. Saiba mais abaixo!

perdeu o celular
Dicas para quem perdeu o celular – Foto: Wikipedia Commons

Passo a passo para quem perdeu o celular

Primeiramente, é importante manter a calma e tentar ligar para o número do celular perdido. Pode ser que o aparelho esteja por perto, então ligar de outro telefone rapidamente pode ajudar a encontrá-lo pelo toque ou pelo som da vibração. Também é possível que alguém tenha achado o aparelho e esteja tentando contatar o dono.

Ao receber a ligação, a pessoa que encontrou o celular poderá atender e tomar algumas precauções para que a devolução ocorra de forma segura. É recomendado marcar o encontro em lugares públicos, como estações de metrô ou centros comerciais, e buscar ir acompanhado para garantir a segurança e integridade física.

Em seguida, é importante mudar a senha da conta associada ao celular perdido. Isso evita que dados e informações sensíveis caiam nas mãos erradas. Para usuários de Android, que possuem uma conta Gmail vinculada, é necessário acessar as configurações da conta e alterar a senha. Já para usuários de iPhone, que possuem um ID Apple, é necessário acessar as configurações da conta e fazer a alteração.

Além disso, é importante “deslogar” de todos os aplicativos importantes conectados ao smartphone perdido, como Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp, iFood, Nubank, Spotify e Netflix. Esses aplicativos são alvos para golpistas, que podem fazer compras fraudulentas, acionar contatos pedindo dinheiro ou até mesmo sequestrar o perfil das redes sociais do usuário.

Confira a lista de celulares que NÃO devem receber a atualização do novo Android
Sempre há pequenos transtornos para quem perdeu o celular – Foto: arquivo/CanvaPro

Faça o Boletim de Ocorrência (BO)

Outra medida importante para quem perdeu o celular é comunicar o fato ao banco. É recomendado entrar em contato o mais rápido possível e informar sobre a perda do aparelho. Solicite o bloqueio do acesso ao aplicativo bancário no aparelho perdido e peça a redução do limite de transações diárias, para evitar movimentações financeiras de alto valor.

Também é importante bloquear os cartões atrelados ao Apple Pay, Google Pay e WhatsApp Pay, a fim de evitar fraudes através desses aplicativos. Mesmo após tomar todas essas medidas, é fundamental ficar atento aos avisos e alertas disponibilizados pela instituição financeira e reportar imediatamente qualquer atividade suspeita ao banco.

Além disso, é recomendado para quem perdeu o celular contatar a operadora de telefonia para bloquear a linha telefônica. Essa medida dificulta o acesso de pessoas mal-intencionadas, que terão mais dificuldade para redefinir senhas e utilizar a linha para atividades fraudulentas.

Por fim, é importante fazer um boletim de ocorrência. Isso serve para resguardar o usuário de qualquer problema gerado pela perda do celular. Ao fazer o boletim de ocorrência, é necessário preencher o formulário com os dados solicitados e fornecer o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido.

É importante ressaltar que a pessoa que faz o boletim de ocorrência deve ser maior de 18 anos e possuir RG e CPF válidos. Vale lembrar que o Boletim de Ocorrência pode ser feito tanto em uma delegacia física quanto nas delegacias virtuais disponíveis em cada estado do país.

você pode gostar também