No dia 8 de março de 2024, o universo dos mangás foi abalado pela triste notícia do falecimento do renomado artista Akira Toriyama, o brilhante criador da icônica franquia “Dragon Ball“. O legado deixado por Toriyama nos mangás é verdadeiramente inesquecível, marcando gerações com sua genialidade artística.
Luto no Mundo dos Mangás
No último dia 8, o universo do mangá ficou de luto com a notícia do falecimento do conceituado artista Akira Toriyama. O ilustrador, conhecido por ser o criador da fantástica franquia “Dragon Ball”, morreu em decorrência de um hematoma subdural agudo, um tipo de sangramento cerebral. Tal informação foi oficialmente divulgada por seu estúdio de produção.
A partida de Toriyama deixou uma lacuna irreparável no cenário dos mangás, levando a uma onda de homenagens por parte de artistas que foram influenciados por sua genialidade.
Leia mais
- Você se Lembra de Quando Goku Virou Personagem de Novela?
- 5 animes que conquistaram os japoneses
- ‘Dragon Ball Daima’ Promete Inovar com Nova História
Legado Reconhecido por Outras Grandes Franquias
Artista de renome no universo dos mangás, Toriyama deixou um legado imensurável para o segmento. Filho dos anos 80, o artista foi responsável por cativar diversas gerações com o universo de “Dragon Ball”.
Contudo, não foram apenas os fãs que lamentaram o ocorrido. Artistas de outros grandes sucessos do universo dos animes, como “Naruto” e “One Piece”, também demonstraram publicamente seu pesar pela morte de Akira.
Pesar de Criadores Eminentes
Na carta enviada para a revista Shonen Jump, Masashi Kishimoto, ‘pai’ de “Naruto”, expressou sua tristeza pela morte de Akira e compartilhou a importância do artista para o seu crescimento.
“Estou sem palavras diante de um acontecimento tão repentino. Cresci lendo ‘Dr. Slump’ e ‘Dragon Ball’, e era comum ter o mangá dele como parte da minha vida diária. Quando nos encontramos pela primeira vez, estava tão nervoso que mal pronunciei uma palavra. A sensação de perda é ainda maior do que quando ‘Dragon Ball’ acabou…”, destacou Kishimoto em seu relato, encerrando a carta com uma prece para que Akira “descanse em paz”.
Eiichiro Oda, responsável pelo fenômeno “One Piece”, também expressou sua comoção com a morte de Toriyama.
“O fato de que não poderei encontrar novamente meu amigo Toriyama me traz uma tristeza profunda. Ele pegou o testemunho da época em que ler mangá te tornaria um tolo e criou uma era em que todos, adultos e crianças, lêem e amam mangás. Ele nos mostrou que o mangá pode provocar mudanças e que podemos sonhar alto. Sua morte é uma grande perda para o mundo dos mangás”.
Assim, a despedida de Toriyama deixou uma grande lacuna no mundo dos mangás, mas o seu trabalho segue vivo, inspirando novas gerações de desenhistas e encantando fãs por todo o mundo.