Uma nova adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes , clássico de Emily Brontë, tem gerado debates nas redes sociais por conta da escolha do elenco. Dirigido por Emerald Fennell, o filme contará com Jacob Elordi e Margot Robbie nos papéis de Heathcliff e Cathy. A escolha de Elordi para interpretar Heathcliff, um personagem descrito no livro como negro, gerou reações ruins entre fãs e críticos, que apontaram o uso do termo “whitewashing” para descrever a decisão.
A adaptação foi anunciada em 12 de julho de 2024, quando Fennell divulgou uma imagem em seu perfil nas redes sociais, acompanhada de uma citação marcante do livro: “Esteja sempre comigo. Tome qualquer forma. Deixe-me louco.” A divulgação dos protagonistas em 23 de setembro, com Elordi e Robbie, rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados sobre o filme, suscitando críticas sobre a fidelidade à obra original e à representatividade dos personagens.
A história de Heathcliff e a da etnia
O Morro dos Ventos Uivantes , publicado em 1847, é considerado um dos marcos da literatura gótica. A história gira em torno da complexa relação entre Heathcliff, um órfão encontrado nas ruas de Liverpool, e Catherine Earnshaw, filha do proprietário do Morro dos Ventos Uivantes. Heathcliff é descrito como um personagem de “pele escura, sobrancelhas grossas e cabelo escuro”, características que sugerem que o personagem é negro, o que potencializa seu status de forasteiro na sociedade desigual em que vive.
A ambientação da obra em Liverpool, um porto historicamente associado ao comércio de escravos na Inglaterra, contribui para a complexidade do personagem e de suas motivações, que incluem questões de classe e pertencimento. A mudança na aparência do personagem em adaptações cinematográficas é um dos pontos que mais provocam discussões entre fãs e críticos.
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Adaptações anteriores e o debate sobre branqueamento
Ao longo dos anos, O Morro dos Ventos Uivantes recebeu diversas adaptações para o cinema e televisão. Em 1939, Laurence Olivier interpretou Heathcliff, seguido por Ralph Fiennes em 1992 e Timothy Dalton em 1970. A versão de 2011, dirigida por Andrea Arnold, foi a única a escalar um ator negro, James Howson, para o papel, sendo considerado o mais próxima descrição do personagem feito por Brontë.
A decisão de escalar Elordi para o papel reacendeu a discussão sobre a prática de “whitewashing”, ou embranquecimento, em Hollywood, termo que se refere à escolha de atores brancos para interpretar personagens de outras etnias. Casos semelhantes já ocorreram em outras produções, como Ghost in the Shell , em que Scarlett Johansson interpretou uma personagem japonesa, e Doutor Estranho , com Tilda Swinton no papel de um personagem originalmente asiático.
Reações e repercussão da escolha do elenco
A escolha de Jacob Elordi para interpretar Heathcliff na nova adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes foi amplamente discutida nas redes sociais e pela crítica especializada. Comentários sobre a importância de respeitar as características originais do personagem se multiplicaram, especialmente em uma obra cuja trama envolve questões de raça, classe e pertencimento. O whitewashing em Hollywood não é novidade, mas é surpreendente ver que, em 2024, uma prática ainda persiste em adaptações de clássicos literários.
O futuro da adaptação de Emerald Fennell
Até o momento, não foram divulgadas outras informações sobre o elenco ou a data de estreia do filme dirigido por Emerald Fennell. Diante da repercussão nas redes, ainda não se sabe se a produção fará ajustes ou se seguirá com a escolha inicial do elenco. A expectativa é que a adaptação mantenha um equilíbrio entre a liberdade criativa do cinema e a preservação dos elementos centrais da obra de Brontë.
A adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes traz à tona um debate relevante sobre representatividade no cinema e a importância de respeitar as características dos personagens ao adaptar obras literárias para as telas. Com a crescente discussão sobre diversidade e inclusão em Hollywood, a influencia do público nessas escolhas pode mudar, e muito, as decisões futuras da indústria cinematográfica.