O Instagram implantou uma novidade que poderá gerar polêmica aos seus usuários.
A terceira rede social mais utilizada no Brasil (segundo o site Resultados Digitais), agora permite que seus usuários visualizem as interações feitas entre si.
Através da ferramenta “Ver atividade compartilhada”, é possível acessar informações sobre data em que um usuário começou a seguir o outro, bem como marcações entre eles em fotos e reels.
Há também a possibilidade de ver os comentários e as curtidas em publicações do perfil em questão, além da informação “Seguindo” (diferente daquela de 2019) e das opções “Enviar mensagem” e “Ver perfil”.
Para acessar o novo recurso, basta seguir o passo a passo que listamos abaixo:
- Ir ao perfil desejado,
- Clicar nos “três pontinhos” no canto superior esquerdo e, em seguida,
- Clicar em “Ver atividade compartilhada”.
Pronto! A partir daí já se pode acessar uma espécie de histórico entre dois usuários que se seguem na referida rede.
A Polêmica
O recurso em pauta pode gerar certas dúvidas e a principal delas é: seria possível que um seguidor tenha acesso às demais curtidas e comentários a outros perfis que não o dele?
Não, fique tranquilo. Só é permitida a visualização de atividades compartilhadas com o perfil selecionado; logo não há a possibilidade de ver interações de um amigo com outros.
Inclusive o Instagram retirou a opção “Seguindo” de sua plataforma em 2019. Diferente da atual que somente constata que um perfil segue outro, na anterior era possível não só ver as interações de um usuário com quem as estava visualizando, como também podia-se obter informações sobre outros perfis a quem tal pessoa seguia.
Vale lembrar que não é só no Instagram que há a opção de relembrarmos as interações que tivemos com algum amigo, conhecido, parente ou mesmo outros perfis em que o seguir é mútuo.
O recurso de visualização de atividades entre dois amigos já é amplamente utilizado em outra plataforma também bastante conhecida dos brasileiros: o Facebook.
Não à toa, as duas redes sociais pertencem ao mesmo grande grupo de tecnologia: o Meta, de Mark Zuckerberg.
Veja também:
O Instagram
O Instagram é uma rede social criada em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, inicialmente com o intuito de editar e publicar fotos e que hoje conecta milhões de pessoas, empresas nos mais diversos interesses.
A plataforma apresenta ainda as opções de publicar vídeos longos e curtos, com permanência ou não, no perfil após 24 horas (respectivamente, no feed ou nos chamados stories).
O Instagram possibilita ainda a interação entre os usuários, com as lives, além das curtidas, comentários e mensagens privadas (directs).
Em 2012, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, comprou o Instagram por aproximadamente U$ 1 bilhão. Atualmente, a rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários.