Herbert Coward, de Amargo Pesadelo e outros faroestes clássicos, morre aos 85 anos

Uma notícia recém-confirmada traz uma aura de melancolia e nostalgia para Hollywood. Herbert Coward, famoso por seu papel memorável em Deliverance (1972), conhecido no Brasil como Amargo Pesadelo, faleceu aos 85 anos.

Sua trajetória no cinema, marcada por uma atuação única e um tanto quanto excêntrica, terminou de forma trágica na Carolina do Norte.

A causa da morte do ator, divulgada pela família, deixou muitos fãs impressionados! Na matéria abaixo, vamos fazer uma retrospectiva sobre sua carreira, e mostrar o que levou ao falecimento.

Herbert Coward morre aos 85 anos. Crédito: Reprodução.
Herbert Coward morre aos 85 anos. Crédito: Reprodução.

Como Herbert Coward começou a carreira

O destino de Herbert Coward para o estrelato foi quase um acaso. Burt Reynolds, que já havia se apresentado no parque temático onde Coward trabalhava, foi fundamental para decisão dos produtores de Amargo Pesadelo de trazer Coward para o elenco.

Na época, eles tiveram dificuldades para localizá-lo, e então, seu nome foi simplesmente anotado como “Cowboy Coward” na lista de elenco, criando assim um apelido que o acompanhou até o final da vida.

Reynolds, que já era amigo de Coward, fez questão de entrar em contato pessoalmente para facilitar essa escalação icônica.

Um talento natural para a atuação

“Hebert ‘Cowboy’ Coward não sabia ler nem escrever, e mesmo gaguejando, era um ator maravilhoso,” disse Burt Reynolds sobre Coward, refletindo sobre o filme Amargo Pesadelo em 2017.

John Boorman, diretor de Deliverance, também falou sobre Coward em uma entrevista em 2006:

“Ele nunca tinha feito um filme antes, mas foi perfeito para o papel. Descobri mais tarde que ele tinha um talento natural que não precisava de muita direção. Ele já interpretava Ike Clanton em uma atração turística na Carolina do Sul por dez anos. Ele sabia como agitar as pessoas”, comentou o cineasta.

Leia mais:

Tragédia na Carolina do Norte: A morte de Herbert Coward

O ator americano Herbert Coward faleceu na última quarta-feira (24 de janeiro), aos 85 anos, após se envolver em um grave acidente de carro no estado americano da Carolina do Norte.

Segundo a WLOS-TV, Herbert Coward e sua namorada de 78 anos, Bertha Brooks, não resistiram ao impacto do veículo que dirigiam com outro carro na pista.

O acidente também ceifou a vida dos companheiros de quatro patas do casal, um Chihuahua e um esquilo de estimação.

As autoridades locais informaram que as vítimas não usavam cinto de segurança no momento da colisão com uma caminhonete que era conduzida por um jovem de 16 anos. O adolescente foi hospitalizado, mas até o momento, nenhuma acusação foi formalizada.

O legado de Herbert Coward

Herbert “Cowboy” Coward, será sempre lembrado pelo seu papel icônico no faroeste Amargo Pesadelo.

Seu personagem, o “Homem Sem Dentes”, destacou-se por uma atuação visceral, aterrorizando os protagonistas do filme.

Em uma entrevista para celebrar o 50º aniversário do filme, em 2022, Coward compartilhou que muitas de suas falas no filme foram improvisadas.

Ele também revelou que teve seus dois dentes da frente arrancados durante uma performance em um parque temático do Velho Oeste, contribuindo para a criação de um visual único e memorável para seu personagem no filme. Veja abaixo:

Herbert Coward em Amargo Pesadelo. Crédito: Reprodução.

Outros projetos do ator

Herbert “Cowboy” Coward continuou sua carreira no cinema e na televisão após o lançamento de Amargo Pesadelo.

Em 2007, ele apareceu no filme Ghost Town: The Movie e, em 2013, assumiu um papel de cowboy na série de TV Hillbilly Blood. Mais recentemente, em 2021, fez uma participação na série Moonshiners do Discovery Channel.

Descanse em paz, Herbert “Cowboy” Coward, um ator que deixou sua marca inconfundível na história do cinema e na memória de todos que admiraram seu trabalho único e autêntico!

você pode gostar também