Se você é fã de Game of Thrones, sabe bem que “a noite é escura e cheia de terrores”. Mas para os leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo, essa frase tem um significado ainda mais sombrio. Enquanto a série da HBO teve seu final polêmico em 2019, os leitores dos livros de George R.R. Martin permanecem à deriva, esperando desde 2011 pelo próximo volume, Os Ventos do Inverno. Será que esse dia chegará? Ou estamos condenados a vagar pelo inverno sem fim de Westeros?
A longa espera por Os Ventos do Inverno
A saga de As Crônicas de Gelo e Fogo começou nos livros, mas foi a série de TV que a popularizou de forma estrondosa. No entanto, enquanto a adaptação televisiva superou o material original e encerrou sua trajetória, os livros permanecem inacabados. O último volume, A Dança dos Dragões, foi publicado em 2011, deixando os fãs esperando por mais de uma década pela continuação. A frustração é palpável, e a incerteza sobre o futuro da história é uma constante na vida dos leitores.
Por que a demora?
George R.R. Martin já compartilhou algumas razões para o atraso. Durante uma sessão de perguntas e respostas em Oxford, ele explicou uma mudança significativa que faria em seus livros. Martin relatou a história de Gene Wolfe, autor da série The Book of the New Sun, que revisou seus primeiros livros depois de terminar toda a série, algo que Martin não teve a liberdade de fazer. Ele admitiu que gostaria de ter planejado toda a história de Game of Thrones com antecedência, sem se preocupar com prazos e expectativas dos fãs.
Leia mais:
- George R.R. Martin planejou Reviravolta em Game of Thrones há 26 Anos: Entenda TUDO!
- Qual casa de Game of Thrones combina com o seu SIGNO? Descubra!
- O que aconteceu com o Lobos Stark em Game of Thrones? Relembre o DESTINO de cada um!
- Game of Thrones: Conheça o final que os fãs sempre sonharam!
Martin é um jardineiro, não um arquiteto
Em diversas ocasiões, Martin já mencionou que se considera mais um “jardineiro” na criação de suas histórias, ao contrário de um “arquiteto”. Enquanto o arquiteto planeja tudo detalhadamente desde o início, o jardineiro planta ideias e as deixa crescer, descobrindo o caminho da narrativa à medida que escreve. Essa abordagem, embora criativa, pode ter levado a complicações nos primeiros livros, dificultando a conclusão da série. Como ele próprio afirmou, “não estou demorando todo esse tempo para escrever Os Ventos do Inverno só porque acho que sou o Gene Wolfe agora”.
A dúvida que não cala: teremos Os Ventos do Inverno?
Os fãs se perguntam diariamente se um dia terão em mãos o aguardado Os Ventos do Inverno. Com o tempo passando e sem uma resposta clara de Martin, a incerteza só aumenta. A única certeza é que, enquanto o livro não chega, os fãs continuarão a especular, teorizar e, acima de tudo, esperar. Afinal, na longa noite de Westeros, a esperança é a última que morre.
Será que um dia veremos o desfecho da história como Martin a imaginou? Só o tempo dirá. Até lá, resta aos fãs manterem suas vigílias, aguardando pacientemente o próximo capítulo dessa saga épica.