Parece que teremos algumas grandes produções adiadas. Duna: Parte 2, também chamada de Duna 2, a sequência do badalado filme de 2021, pode demorar um pouco mais para chegar aos cinemas de todo o mundo.
De acordo com a revista Variety, a Warner Bros pensa em adiar o lançamento do projeto para 2024, devido às paralisações causadas pela greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood.
A reportagem afirma que três fontes confirmaram que há discussões na produtora, porém, nem a Warner, nem a Legendary, corresponsável pelo longa, se pronunciaram oficialmente. A princípio, o filme continua com sua estreia mantida para o dia 2 de novembro de 2023.
Veja quais outras produções podem entrar nesse adiamento forçado na matéria abaixo!
Duna 2 e mais quem?
E como se não bastasse o atraso da produção de Denis Villeneuve (A Chegada), outras grandes estreias da Warner podem “ficar para depois”.
O musical A Cor Púrpura e Aquaman: O Reino Perdido, sequência do filme do herói da DC, podem ter suas estreias também adiadas. O primeiro deveria rodar a partir de 20 de dezembro, enquanto o segundo chegaria dia 25 do mesmo mês às telonas.
Pelas regras da greve definidas pelo SAG-AFTRA, o Sindicato dos Atores de Hollywood, seus sindicalizados “não podem fazer qualquer trabalho de divulgação para novos filmes”, como, por exemplo, conceder entrevistas ou ir a pré-estreias.
Caso a greve se prolongue até o fim desse ano, o espaço desses longas na mídia tende a ser muito menor do que é necessário, já que os atores não poderão fazer a divulgação dos filmes, o que pode impactar, inclusive, nos resultados das bilheterias no cinema.
A situação parece ser especialmente delicada para Aquaman 2. Recentemente, a The Hollywood Reporter noticiou que o filme sofreu com uma série de interferências da Warner Bros nos bastidores para evitar uma decepção nos cinemas.
Além das três refilmagens realizadas, no primeiro momento, era planejado que o Batman de Michael Keaton (Birdman) estivesse presente em todos os filmes da DC, corroborado por sua aparição em The Flash (2023) e no cancelado Batgirl. O herói teria uma cena em Aquaman 2, mas uma mudança nos calendários e no rumo da companhia fez com que o trecho fosse regravado com o Batman de Ben Affleck (Garota Exemplar). No fim, a matéria afirma que não há aparição de nenhuma versão do Homem-Morcego no corte atual do longa-metragem.
Para piorar, foi apontado que o filme não tem tido boas impressões nas sessões privadas que a Warner Bros organiza. Esse tipo de sessão é comum nos grandes estúdios, justamente para testar a recepção do público e realizar ajustes necessários
Apesar do longa não estar indo bem, o estúdio não pensa em jogar a toalha. A reportagem afirma que os toques de James Gunn e Peter Safran ajudaram a recolocar o projeto nos trilhos, inclusive a terceira refilmagem foi concluída um dia antes do prazo previsto.
Vale lembrar, que Safran e Wan já fizeram uma dobradinha vitoriosa, criando e mantendo o universo de Invocação do Mal. Essa boa comunicação pode ter facilitado essa recuperação do projeto.
Agora só resta aos fãs do épico Duna 2 e do herói aquático da DC rezarem para uma rápida solução da greve dos atores e roteiristas. Caso contrário, só em 2024.