Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

Barbie bate RECORDES e se torna maior estreia do ano

Não tem jeito, o mundo é rosa! Só dá Barbie!

A estreia do filme da boneca mais famosa do planeta foi o recorde de bilheteria de 2023 nos Estados Unidos, inclusive sendo a maior estreia de uma diretora feminina. Inclusive, Barbie fez a 4ª maior bilheteria de final de semana na história no país.

O filme de Greta Gerwig (Ilha de Cachorros) arrecadou impressionantes US$ 155 milhões no primeiro final de semana, se tornando o maior lançamento de 2023.

E claro, logo atrás vem o novo filme de Christopher Nolan (A Origem), Oppenheimer, com US$ 80,5 milhões.

barbie
Pôster do filme – Foto: Divulgação Warner Bros.

Surpresas nas bilheterias

E as bilheterias norte-americanas também tiveram suas surpresas. Sound of Freedom, longa com Jim Caviezel (Paixão de Cristo) que ainda não tem lançamento marcado no Brasil, ultrapassou Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um, que acabou caindo do primeiro para o quarto lugar do ranking.

Sound of Freedom vem crescendo muito por conta do “boca a boca” entre as pessoas que viram a produção. A direção é assinada pelo diretor mexicano Alejandro Monteverde (Belle).

Confira o ranking das 10 maiores bilheterias do final de semana nos Estados Unidos:

  1. Barbie – $ 155.0 (1 semana)
  2. Oppenheimer – $ 80.5 (1 semana)
  3. Sound of Freedom – $ 124.7 (3 semanas)
  4. Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um – $ 118.7 (2 semanas)
  5. Indiana Jones e a Relíquia do Destino – $ 159.0 (4 semanas)
  6. Sobrenatural: A Porta Vermelha – $ 71.0 (3 semanas)
  7. Elementos – $ 137.2 (6 semanas)
  8. Homem-Aranha Através do Aranhaverso – $ 375.2 (8 semanas)
  9. Transformers: O Despertar das Feras – $ 155.6 (7 semanas)
  10. Que Horas eu te Pego? – $ 49.2 (5 semanas)

Origem do fenômeno Barbie

Apesar de toda a beleza e vigor, a boneca mais famosa do planeta já é uma senhora. Criada a 64 anos, em 9 de março de 1959, pela empresa de brinquedos Mattel, a Barbie nasceu inspirada em outra boneca, a alemã Bild Lilli, que inclusive foi adquirida pela companhia estadunidense em 1964.

Mas a musa inspiradora de nossa “menina de ouro” não era muito “ortodoxa”. Bild Lilli não era uma boneca para crianças, e sim uma boneca erótica, vendida em tabacarias e bares alemães. Nossa “Barbie Alemã” ficava com as pernas abertas e era muito utilizada para enfeitar o painel dos carros.

Barbie foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, e seus primeiros exemplares eram vendidos a 3 dólares. A primeira “fornada” foi de 340 mil bonecas, nas versões loira e morena.

Já o eterno namorado da Barbie, Ken, veio bem depois, em 1961. E no Brasil, o boneco teve uma história bastante curiosa. Originalmente vendido pela marca de brinquedos Estrela, em 1984, Ken chegou em terras brasileiras com o nome de “Bob”, para evitar a confusão da pronúncia do nome em português, porém, alguns anos depois o nome original voltou a ser usado.

Barbie estreou semana passada, dia 20 de julho, nos cinemas. Será que teremos mais recordes por aí?

você pode gostar também