A HBO está prestes a lançar a tão aguardada estreia da 2ª temporada de A Casa do Dragão no domingo, 16 de junho, às 21h (horário de Brasília). Se você está ansioso para mergulhar novamente no mundo de Westeros, mas precisa de um refresco sobre os acontecimentos até agora, não se preocupe! Preparamos um resumo completo das intrigas, batalhas e, claro, dos dragões que dominaram a 1ª temporada.
Aviso: o seguinte resumo da série está cheio de spoilers da 1ª temporada. Leia e fique por dentro!
Fogo e Sangue
A Casa do Dragão se passa quase dois séculos antes dos eventos de Game of Thrones. A primeira temporada cobre cerca de 20-30 anos e se concentra na dinastia Targaryen e suas sangrentas disputas pelo Trono de Ferro. Nesse ponto em Westeros, os Targaryens estão no auge de seu poder. Eles são uma família real de cavaleiros de dragões de cabelos prateados que conquistaram o continente cerca de um século atrás. Mas após décadas de paz, sua principal ameaça tornou-se… eles mesmos.
A temporada começa com um conselho de lordes de Westeros ajudando o enfermo Rei Jaehaerys Targaryen a selecionar um novo herdeiro após a trágica morte de seu filho. Embora a neta de Jaehaerys, Rhaenys, tenha a reivindicação mais forte à sucessão, o sexismo prevalece e o neto de Jaehaerys, Viserys, torna-se rei.
Rei Viserys, o Pacífico
Nove anos depois, Viserys enfrenta um dilema semelhante. Sua esposa Alyssa não conseguiu dar à luz um filho, deixando sua filha Rhaenyra como sua única herdeira, novamente um problema para os lordes de Westeros. Mas o próximo herdeiro elegível seria o caótico e violento irmão de Viserys, Daemon.
Após a morte de Alyssa no parto e a morte de seu filho recém-nascido pouco depois, Viserys desesperadamente nomeia Rhaenyra como herdeira e força os lordes de Westeros a jurar fidelidade. Ele também avisa Rhaenyra sobre uma profecia secreta — a Canção de Gelo e Fogo — passada por Aegon, o Conquistador, o primeiro rei Targaryen de Westeros. Ela prediz morte e sofrimento incalculáveis que só podem ser prevenidos por um Targaryen no Trono de Ferro.
Uma casa em crescimento
Grande parte do restante da primeira temporada foca nas crescentes tensões entre Rhaenyra e sua amiga de infância Alicent Hightower, filha de Otto Hightower, Mão do Rei. Otto habilmente orquestra um casamento entre Viserys e a muito mais jovem Alicent, o que profundamente desagrada os Velaryons, os antigos aliados dos Targaryens.
Enquanto isso, Rhaenyra tem uma noite muito confusa em um bordel com seu tio, Daemon, que chega muito perto de ter relações sexuais com sua sobrinha antes de rejeitá-la. De volta à Fortaleza Vermelha, ela pressiona Ser Criston Cole a quebrar seu voto de castidade com ela. Cole quer restaurar sua honra e casar com ela, mas Rhaenyra recusa e em vez disso oferece um caso sexual contínuo, o que enfurece Cole e cria um permanente desentendimento entre eles.
Eventualmente, Rhaenyra relutantemente se casa com Laenor Velaryon como uma chance de paz entre as duas famílias. E após Daemon assassinar sua esposa no Vale, ele se casa com Laena Velaryon.
Leia mais:
- As principais casas de A Casa do Dragão: Conheça as famílias que dominam Westeros
- A linha do tempo de A Casa do Dragão: Entenda os principais eventos e suas datas
- A Casa do Dragão: O que ESPERAR da 2ª temporada e onde paramos!
- Quem é Cregan Stark, o lorde de Winterfell em A Casa do Dragão?
Pecados da mãe
Dez anos depois, Rhaenyra teve três filhos com Laenor, mas os meninos não se parecem em nada com o suposto pai. É um segredo aberto que eles são na verdade filhos de Ser Harwin Strong. A situação toda só aprofunda a animosidade entre Alicent e Rhaenyra, já que é claro que os Hightowers pretendem colocar Aegon, o filho mais velho de Alicent, no Trono de Ferro após a morte de Viserys.
Alicent é mais hesitante quanto a esse esquema do que seu pai, mas também teme que Rhaenyra tenha todos os motivos para assassinar Aegon e seus outros filhos para se preservar, especialmente quando Laenor morre suspeitosamente não muito depois da morte de Laena. Agora viúva, Rhaenyra se casa com Daemon, contra os desejos de Viserys.
Os filhos de Alicent e Rhaenyra também estão se tornando hostis uns com os outros, com Aemond (o segundo filho de Alicent) roubando o dragão da falecida Rhaena, Vhagar. Aemond luta com os dois filhos mais velhos de Rhaenyra, Jace e Luke, pelo incidente, e Luke fere Aemond no olho esquerdo com uma faca.
Prelúdio para a guerra
Seis anos depois, Viserys está em seus últimos dias devido à lepra. Rhaenyra e Daemon agora têm dois filhos próprios, e o filho de Alicent, Aegon, e a filha Helaena (que parece ter poderes proféticos) se casaram e têm um filho e uma filha. Aemond, por sua vez, tornou-se um guerreiro temível graças ao seu treinamento com Criston. Neste ponto, está claro que Alicent e Rhaenyra querem reconciliar, mas é tarde demais. Seus filhos estão envenenados uns contra os outros.
Após Corlys sofrer uma lesão ameaçadora, seu irmão Vaemond teme que Luke herde Driftmark, apesar de não ter sangue Velaryon. Para resolver essa questão sem expor Luke como filho ilegítimo de Harwin, Rhaenyra propõe que tanto Luke quanto Jace se casem com Rhaena e Baela (as filhas Velaryon de Daemon). Vaemond recusa esse arranjo e chama Jace e Luke de bastardos na frente de Viserys, então Daemon o decapita.
Os verdes e os negros
No leito de morte de Viserys, ele descreve a profecia de Aegon para Alicent, e ela erroneamente assume que ele quer nomear Aegon como herdeiro em vez de Rhaenyra, quando ele na verdade estava se referindo a Aegon, o Conquistador. Esse mal-entendido é mais do que suficiente para Alicent seguir o plano de Otto e grande parte do resto do conselho de tentar um golpe, embora ela e seu pai discordem profundamente sobre como fazer isso acontecer. Alicent quer dar a Rhaenyra uma chance de paz, enquanto Otto quer assassiná-la.
Eventualmente, Alicent vence seu pai em seu próprio jogo. Ela ordena a morte de Mysaria, a Vermelha e antiga amante de Daemon, que ajudou Otto a encontrar Aegon antes de Alicent. Alicent também nomeia Criston como Lorde Comandante da Guarda Real. Finalmente, Aegon é coroado rei, inicialmente relutante, mas depois aproveitando a posição uma vez elogiado pelo povo. Aemond, no entanto, mostra ressentimento pela coroação de seu irmão.
Primeiro sangue
Rhaenys escapa de Porto Real com seu dragão, e Ser Erryk Cargyll da Guarda Real também sai para se juntar ao lado de Rhaenyra, enquanto seu irmão gêmeo idêntico, Ser Arryk, fica para apoiar Aegon. Rhaenys e Erryk informam Rhaenyra da situação, e os Velaryons juram fidelidade aos “Negros”, uma referência ao símbolo Targaryen, enquanto a facção de Aegon é notada como os “Verdes” em referência aos Hightowers.
Rhaenyra ainda quer evitar derramamento de sangue, mas Daemon a empurra para consolidar alianças por precaução. Jace a convence a enviá-lo para Winterfell e Luke para Ponta Tempestade para lembrar aos senhores de seus juramentos a Rhaenyra. Mas quando Luke chega para peticionar Borros Baratheon, ele descobre que Aemond já o havia feito com uma proposta de casamento à filha de Borros.
Luke inicialmente evita confrontos, mas Aemond o persegue com Vhagar e, inadvertidamente, causa a morte de Luke, garantindo uma guerra total.
Com o fim da 1ª temporada, a tensão está em alta, e os fãs aguardam ansiosamente o desfecho dessa disputa sangrenta pelo Trono de Ferro. A 2ª temporada de A Casa do Dragão estreia no dia 16 de junho, prometendo continuar essa épica saga de intrigas, traições e dragões. Não perca!