Oppenheimer prometia ser um dos lançamentos “bombásticos” de 2023, e pelo visto vai justificar as expectativas do público. O longa-metragem de Christopher Nolan (Interestelar) chega oficialmente aos cinemas dia 21 de julho, porém, as críticas nos sites especializados já começam a aparecer.
Dando a largada, o site Rotten Tomatoes divulgou a média de aprovação dos críticos especializados. Com 96% de aprovação, o filme já mostra que vem para “detonar” nos cinemas.
Vale lembrar que, o consenso da crítica ainda não foi formado, e é possível que a média passe por alterações para mais ou para menos conforme mais críticas sejam adicionadas à plataforma.
Críticas de Oppenheimer
Apesar de ainda terem poucas críticas, a produção já gerou alguns comentários dos principais críticos de cinema. Abaixo trazemos algumas impressões divulgadas.
– Dan Jolin, revista Empire: “Um estudo de personagem construído de forma magistral por um grande diretor trabalhando em um nível inteiramente novo. Um filme que você não só assiste, mas com o qual precisa fazer um acerto de contas.”
– Richard Lawson, da Vanity Fair: “Oppenheimer é uma oferta mainstream que ressoa de modo incomum, mandando o espectador para fora do cinema com a cabeça revirada e olhos ardendo, ouvidos ressoando com toda sua explosão sofisticada e volúvel.”
– David Rooney, do The Hollywood Reporter: “Esse é o evento cinemático grande, corajoso e sério do tipo que agora está praticamente extinto dos estúdios. Ele abraça completamente as contradições de um gigante intelectual que também era um homem profundamente falho.”
– David Ehrlich, do indieWire: “Oppenheimer oferece um retrato inapagável da era em que as pessoas começaram a usar poderes que não necessariamente podiam controlar, e poucos filmes cristalizaram de modo tão perturbador o horror de abrir a caixa de Pandora.”
– Manohla Dargis, do The New York Times: “Oppenheimer é um feito grandioso em termos formais e conceituais, além de completamente interessante, mas Nolan como cineasta serve crucialmente à história que relata.”
Oppenheimer retrata a história do físico J. Robert Oppenheimer, que trabalha com uma equipe de cientistas no desenvolvimento do Projeto Manhattan, que criou a bomba atômica. Com direção e roteiro de Nolan, a produção traz em seu elenco Cillian Murphy (Peaky Blinders), Robert Downey Jr (Homem de Ferro), Emily Blunt (Um lugar Silencioso), Matt Damon (Perdido em Marte), Kenneth Branagh (Morte no Nilo), Florence Pugh (Viúva Negra), entre outros.
O que foi o Projeto Manhattan?
Criado em 13 de agosto de 1942, foi um programa de pesquisa e desenvolvimento que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi capitaneado pelos Estados Unidos, com os apoios do Reino Unido e Canadá.
Dois tipos de bomba atômica foram desenvolvidos durante a guerra. Um tipo relativamente simples de arma, feita de urânio, a Little Boy, desenvolvida em grande parte na cidade de Oak Ridge, Tennessee. E a arma do tipo implosão Fat Man, essa feita de plutônio, foi desenvolvida no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.
A bomba atômica Little Boy foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945. Já a Fat Man foi lançada sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto do mesmo ano. A estimativa de mortos, nas duas ações em conjunto, foi de 129 mil a 246 mil.