Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

GOOGLE BARD: Nova IA da Google é lançada no Brasil

PUBLICIDADE

O Google Bard, o chatbot baseado em inteligência artificial (IA) do Google, agora está disponível em português brasileiro.

Com lançamento oficial nesta quinta-feira (13), o Bard pode ser acessado por meio do site bard.google.com no computador ou celular.

PUBLICIDADE

Apesar de estar disponível em mais de 40 idiomas, incluindo 27 novos nesta nova leva, o Bard ainda é um experimento, segundo Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia do Google para buscas.

Google Bard é lançado no Brasil – Foto: Jernej Furman via Wikipedia Commons

Google Bard pode trazer respostas imprecisas

O Bard foi lançado em fevereiro deste ano nos Estados Unidos e Reino Unido e vem para competir com outros grandes modelos de linguagem (LLMs), como o ChatGPT da OpenAI, que ganhou notoriedade desde o final de 2022.

No entanto, Bruno Pôssas enfatiza que o Bard não vem para substituir a Busca, mas sim como uma ferramenta complementar.

O Google Bard pode emitir respostas imprecisas, assim como outros LLMs. No entanto, a empresa garante que o sistema foi treinado para emitir respostas moderadas, sem exibir informações pessoais de usuários ou, até mesmo, imagens sexualmente explícitas.

Pôssas afirma que o Bard foi treinado por humanos para evitar respostas ofensivas, especialmente para evitar alucinações.

O Google destaca que a ferramenta pode ser usada para diferentes necessidades, como escrever e-mails ou mensagens, criar tabelas, resumir textos, gerar códigos em até 20 linguagens de programação, entre outros.

O chatbot também pode ser usado para descobrir novos lugares, fornecer instruções sobre atividades e melhorar a produtividade com listas e planos, como para estudos.

O Bard é totalmente baseado em informações públicas da internet, segundo o Google, e a empresa não revelou quais são os bancos de dados utilizados.

A empresa também ressalta que os usuários podem dar feedbacks a partir de botões durante as interações e que é possível acessar rapidamente a Busca para checar as informações ou até mesmo editar as respostas, o que deve servir como um dado “extra” de treinamento.

Logo do Google Bard -Foto: Domínio Público

Por que demorou para ser liberado ao Brasil?

Para trazer o Bard ao Brasil, foram três meses de trabalho, segundo o Google, que incluiu revisores brasileiros e órgãos legisladores. A empresa aponta que funcionários internos participaram “exaustivamente” do treinamento dos prompts, além de parceiros externos.

Claudia Tozetto, gerente de comunicação do Google, afirma que como parte do processo de localização, tiveram um trabalho muito forte de times internos da bigtech envolvidos no processo de revisão e testes do produto, e também de parceiros externos.

No entanto, o Google Bard ainda é um experimento e pode emitir respostas imprecisas. É preciso ter cautela ao usá-lo como fonte de informação, já que nem tudo o que o chatbot diz pode ser verdade.

Além disso, a IA não deve ser utilizada em propósitos que possam causar ou facilitar lesões às pessoas, para vigilância ou para alguma finalidade que viole o direito internacional e os direitos humanos.

O lançamento do Google Bard em português brasileiro é uma grande novidade para a comunidade de tecnologia e deve ser recebido com entusiasmo pelos usuários que buscam uma ferramenta complementar ao maior buscador do planeta.

você pode gostar também