A próxima franquia de Batman pode estar chegando em breve. Contudo, alguns detalhes precisam ser acertados, como por exemplo a escolha do ator que fará o papel do super-herói.
Pelo tamanho do papel, não será de uma hora pra outra esse anúncio. É preciso deixar claro que o Batman não é qualquer personagem pois figura entre os super-heróis mais populares e está na lembrança efetiva de muitas pessoas.
Além disso, filmes desse segmento vão além da pipoca e explosões na tela. Já são relevantes o suficiente e ganham até mesmo premiações.
Um exemplo são filmes como Pantera Negra, Os Vingadores, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha e Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Fora os lançamentos de series, animações, produtos do personagem e quadrinhos que trazem ainda mais repercussão e recursos interessantes.
Novo ator de Batman
A escolha de um personagem que já tem mais de oito décadas passa por muitas questões que vão além de um delicado equilíbrio em corresponder as expectativas do público e atender a necessidade do estúdio.
Essa decisão amplia o repertório mais longe do que esse simples binarismo pois a escolha do artista é muito mais ampla e cada vez mais passa pelo lobby de agentes e as opções mais vantajosas de Hollywood, pensando em números, simpatia, engajamentos nas redes sociais, salários, galãs com boa reputação e capacidade de conquistar boas bilheteria.
E é claro que tudo não depende de um ator, que é a pequena parte de uma engrenagem muito maior. No entanto, o erro pode resultar em prejuízo de investimento e patrocínio, floop e até impactar futuros projetos e por isso, o cuidado com cada caso.
Tudo isso para explicar que James Gunn, o novo diretor e roteirista dos filmes da franquia da DC quando questionado sobre quem será o novo Batman respondeu:
Estamos há quilômetros e quilômetros de distância [de uma escolha].
O que indica que há muita água embaixo dessa ponte até a decisão do famoso herói da DC pois envolve estratégia, negociação e sobretudo escolhas e apostas a serem feitas.
Também indica que Gunn está focado em Superman: Legacy, longa que estreia em 2025 e acaba de escolher o ator David Corenswet para viver o Homem de Aço.
Diferentes atores ao longo dos anos
O filme Batman: The Brave and The Bold pode até representar algum frescor de novidade mas até bater o martelo da escolha do ator será só um projeto promissor.
Por conta do alto investimento, erros não podem ser cometidos. Ainda mais depois de vermos diferentes versões do herói no recente The Flash, que encerrou o Snyderverso.
Todavia, vale lembrar que outras produções tiveram na escolha do ator, um grande erro ou maravilhoso acerto.
Do lado ruim, podemos pegar exemplos como Val Kilmer (Batman Eternamente, de 1995) e George Clooney (Batman & Robin, de 1997) que apesar de serem os galãs de sucesso da época e conseguirem angariar uma boa bilheteria, são lembrados até hoje como os piores intérpretes do Homem-Morcego.
Por outro lado, temos Michael Keaton (Batman, de 1989), Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 2008), Ben Affleck (Liga da Justiça, de 2017) e até Robert Pattinson do mais recente filme lançado em 2022.