Quem disse que as histórias de amor precisam sempre terminar com um “felizes para sempre”? Em Um dia, série que desafia esta convenção, somos levados a uma jornada emocional intensa, onde o final feliz dá lugar a uma realidade mais complexa e, por vezes, dolorosa. A adaptação da Netflix para o romance best-seller de David Nicholls trouxe aos fãs não apenas a recriação de uma história de amor épica, mas também uma versão ainda mais devastadora dos eventos que se desenrolam na vida de Dexter e Emma.
A série conseguiu capturar corações ao redor do mundo, apesar de sua conclusão trágica – uma proeza não pequena, considerando o impacto emocional que carrega. A transformação do material original não apenas manteve os telespectadores grudados em suas telas, mas também desencadeou uma nova onda de discussões sobre o destino, amor e perda. Então, vamos mergulhar nessa história, que não se furtou em deixar sua marca no coração de quem a acompanhou, e descobrir como Um dia alterou seu final para torná-lo ainda mais tocante.
Spoilers abaixo!!
A trajetória devastadora de Dexter e Emma
A série Um dia desviou-se da cronologia de seu material original, tornando a história de amor épica de Dexter e Emma ainda mais devastadora. A história esmagadora de Dexter e Emma surgiu pela primeira vez no romance best-seller de David Nicholls de 2009 com o mesmo nome, antes que a Netflix se decidisse a adotar os eventos do livro em uma série limitada poderiosamente sentida. Acabou sendo uma decisão profundamente acertada, já que a série foi muito elogiada, evidente em Um dia ganhando 91% no Rotten Tomatoes, e se tornou um sucesso instantâneo para a Netflix, apesar da conclusão trágica predita pelo romance de Nicholls.
Grandes mudanças com impactos profundos
Na verdade, a obra da Netflix, recebida bem pela crítica, fez muitas grandes mudanças no romance Um dia, mas, infelizmente, nenhuma que pudesse preparar o público para o romance malfadado de Dexter e Emma. Perto do final de Um dia, um curso lento de eventos do tipo “eles não vão”, Emma morre em um trágico acidente, destruindo toda a esperança de que ela e Dexter sejam felizes para sempre.
A morte de Emma aconteceu de forma semelhante no material original de Nicholls – e embora a série Netflix tenha tido a chance de suavizar o grande golpe do romance com algumas liberdades criativas, em vez disso fez uma mudança que tornou a reviravolta mais triste de Um dia ainda pior. Um dia, da Netflix, deu a Dex e Emma menos tempo juntos do que o livro. Netflix abreviou a cronologia da história de amor de Dexter e Emma em dois anos.
Leia mais:
- Você conhece esse personagem de Um Dia da Netflix?
- Netflix: 5 romances que merecem adaptações no streaming
- Um Dia: Confira as diferenças entre a série e o filme
O encurtamento da linha do tempo
Começando na mesma época em 1988, tanto a série Um dia quanto o romance narraram a vida de Dexter e Emma ao longo de aproximadamente 20 anos. No entanto, em vários casos, a linha do tempo da série Um dia se desviou de sua fonte, provavelmente para acomodar os momentos essenciais de suas narrativas, evitando cenas de livros que não eram necessárias para retratar na conceituação televisiva de sua história de amor. Geralmente, a maioria dos ajustes na linha do tempo do programa eram imperceptíveis ou não impactavam muito os personagens principais, embora uma mudança tenha encurtado em dois anos a cronologia da história de amor de Dexter e Emma.
No romance, Emma morre em um estranho acidente de bicicleta em 2004, enquanto na série, Emma morre dois anos antes, em 2002. A morte inesperada de Emma foi brutal e devastadora em ambos os casos, mas em um grau ainda maior na série, pois tornou o tempo que passaram juntos como um casal estabelecido muito mais curto. Avaliando a linha do tempo da série Netflix, Dexter e Emma passaram apenas três anos juntos em um relacionamento romântico antes de Emma falecer tragicamente.
Dexter e Emma começaram a se estabelecer (e se casaram fora das telas) por volta de 1999 na série Netflix Um dia.
A repercussão da morte precoce de Emma
A morte precoce de Emma afeta o processo de cura de Dexter. A série Um dia usou seus períodos de ação e conclusão para retratar como Dexter lidou com a vida após a morte de Emma. Da mesma forma que o romance, a série Um dia terminou entre 2007 e 2008, 20 anos depois de Dexter e Emma terem passado seu primeiro dia crucial juntos. Apesar de seguir relativamente fiel à linha do tempo final da fonte do livro, a série mudou, ainda que sutilmente, o ritmo e a representação do processo de cura de Dexter ao fazer com que a morte de Emma ocorresse no início dos eventos de Um dia.
O final reimaginado
Um dia opta por melhorar o final trágico de Dexter, concentrando-se em sua jornada de cura e completando seu arco de personagem.
A série Um dia proporcionou a Dexter um pouco mais de liberdade para sofrer e curar e ao público o tempo para vê-lo passar por isso no formato da série de TV. Em vez de retratar mais dois anos de seu romance condenado, Um dia opta por melhorar o final trágico de Dexter, concentrando-se em sua jornada de cura e completando seu arco de personagem. A série fez isso fazendo Dexter falar com uma alucinação do fantasma de Emma em um momento de encerramento e deixando ele e o público de Um dia saborearem as memórias do passado de Dexter e Emma.
O destino inevitável
Um dia não é apenas um romance, mas uma história de destino. Pode parecer antipático aos clichês habituais do gênero romance, mas a morte de Emma tinha que acontecer, pelo menos de acordo com a showrunner de Um dia, Nicole Taylor. Ao explicar por que a série Um dia manteve a trágica morte de Emma em vez de contar a história de forma diferente, Taylor observou que mudar a catástrofe “minaria o impacto geral da peça”. Mais do que apenas um romance, a história de Dexter e Emma é uma prova do poder do destino e de como vidas podem mudar em apenas um dia.
As vidas de Dexter e Emma mudaram para sempre quando eles passaram um dia platônico juntos, dando origem a uma amizade profunda e a uma eventual, porém notável, história de amor. Para Dexter, o sentimento de Um dia foi mais sentido, pois sua vida mais uma vez mudou drasticamente depois de perder seu grande amor tão repentinamente. A série Um dia pode ter piorado seu trauma ao encurtar seu tempo total com Emma, mas no final, ainda deixou claro que nada na vida acontece como esperado e que devemos valorizar os momentos presentes enquanto eles estão disponíveis.