Envolvida em uma das grandes polêmicas dos últimos anos, quando foi uma das primeiras a denunciar Marcius Melhem, então diretor do núcleo de humor da Rede Globo, a atriz e humorista Dani Calabresa viu sua denúncia de assédio e importunação sexual ter sido arquivada pela justiça.
No entanto, engana-se quem pensa que Calabresa está chateada com a decisão judicial. A atriz comemorou o fato de Melhem ter se tornado réu em três denúncias, ainda que a sua não tenha ido para frente.
A decisão do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) se deve pela razão da “prescrição punitiva dos fatos). Vale lembrar que a mesma ação continha outras cinco mulheres inclusas em toda a situação.
Comentários no Instagram
A atriz comentou em seu perfil na rede social sobre a decisão, já que segundo ela, o acusado ter se tornado réu em outros processos mostra a seriedade das acusações, além de ter feito com que a Rede Globo, então sua empregadora, encerrasse seu vínculo empregatício.
Ela considera isso um sinal de reconhecimento, já que sua denúncia fez com que toda uma rede de mulheres se unisse e fomentasse as denúncias contra o ator.
No entanto, ela lamentou o arquivamento de sua ação de outras cinco mulheres em especial.
É uma pena que alguns casos tenham sido arquivados porque os crimes já prescreveram. No meu caso, eram duas acusações: uma, de assédio sexual e outra de importunação sexual, que é um crime ainda mais grave. Só que a importunação aconteceu em 2017, e isso só passou a ser oficialmente um crime em 2018. E o assédio infelizmente também já prescreveu.
Dani Calabresa
A atriz ainda aproveitou para comentar sobre a intenção do comunicador em arrastar a decisão judicial, de modo que as ações prescrevessem.
Foi por isso, para ganhar tempo e apostar na prescrição, que o assediador passou os últimos anos atacando a reputação de suas vítimas. O que importa, para mim e para todas as mulheres que tiveram a coragem de falar, é que o assédio foi reconhecido pelo Ministério Público. Continuo a confiar na Justiça, apoiar essas 3 mulheres tão corajosas e estarei sempre ao lado delas. Nada justifica o assédio!
Dani Calabresa
Entenda a ação da atriz
O ator é investigado desde 2019, quando foi denunciado por Calabresa e outras mulheres no compliance da Rede Globo. Após uma nota do jornalista Léo Dias, o caso se tornou de conhecimento. E apesar da absolvição na emissora, Melhem teve seu vínculo encerrado da mesma forma.
Antes do encerramento, a TV ainda tratou de produzir um texto elogioso para o humorista, que viu as denúncias receberem ainda maiores proporções.
As expansões das denúncias saíram inicialmente na Folha de São Paulo, para logo depois alcançarem a Revista Piauí, que fez um detalhamento acerca de todo o envolvimento de Marcius com as suas funcionárias.
A reação do ator foi entrar na justiça contra Calabresa, sua advogada e todas as outras envolvidas no processo. E divulgar mensagens que demonstravam a relação íntima com a humorista como prova de sua versão. No entanto, sem muito sucesso, já que Melhem de uma forma ou de outra foi declarado réu, ainda que em outra ação.