Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

Conheça TUDO sobre o CARRO VOADOR BRASILEIRO

PUBLICIDADE

Você lembra daquele desenho futurista Os Jetsons? Todos aqueles que assistiam ficavam horas conjecturando como a humanidade poderia surgir com algum tipo de carro voador, imaginando que nos dias atuais já poderíamos ter exemplos de como isso aconteceria.

No entanto, nada saiu como o conforme e tais máquinas ainda não estão nas ruas brasileiras e de todo o planeta. Porém, o quadro pode mudar em breve, já que a Embraer fez o anúncio nesta quinta-feira (10) de que produzirá carros voadores em parceria com a Porsche.

Carro voador brasileiro – Foto: Divulgação EVE

Carro voador elétrico

PUBLICIDADE

Os modelos serão elétricos e utilizarão o modelo de decolagem e pouso vertical, mais conhecidos em todo o planeta como eVTOL.

A empresa Eve Air Mobility, parceria da famosíssima montadora, irá realizar a mistura dos conceitos de um helicóptero e um drone, gerando assim o novo veículo aéreo, que irá conter duas hélices e quatro asas.

Uma das grandes vantagens do mesmo será sua autonomia, que poderá atingir até 100 quilômetros, sendo capaz de realizar deslocamentos urbanos até mesmo em metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e afins.

Originado em 2017, este projeto foi iniciado em conjunto com a montadora japonesa Nidec Corporation. Porém, no ano passado, a Porsche entrou na jogada e começou a correr atrás do aumento da produção e da tecnologia de tais veículos.

Modelo de carro voador – Foto: Divulgação EVE

União comanda parceria

A ideia é juntar a experiência da Embraer no setor de aviação, com o conhecimento em automobilismo da montadora alemã.

Acostumada com os carros de corrida ultramodernos, o desejo é de proporcionar deslocamentos urbanos pelo custo inferior ao de uma viagem com carros.

Até o momento já existem mais de 200 veículos do eVTOL sendo aguardados por partes interessadas em adquiri-lo, o que dá por volta de 20 empresas de olho no projeto, sendo a Uber uma delas.

Gigantes como a American Airlines participam ativamente do desenvolvimento da tecnologia dos modelos aéreos, fazendo com que a expectativa para que possam circular pelas ruas já não seja tão mais longa.

Previsão para os próximos anos

É esperado que os eVTOL estejam nas ruas no ano de 2026, com o vôo inaugural sendo realizado já no próximo ano.

A primeira fábrica será em Taubaté, cidade realizada em São Paulo. O local já abriga uma fábrica da Embraer, e a planta industrial será ampliada dentro da mesma, fazendo com que a logística para produção dos veículos seja ainda melhor.

Será que estamos começando a vivenciar a era que víamos nos desenhos animados? Carros voadores, robôs convivendo com humanos e a inteligência artificial se tornando a principal aliada do homem? Resta aguardar que veremos os resultados dessa mais nova criação do homem.

A linha de motagem do veículo trata de priorizar a “segurança dos passageiros”, além de “qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”, isso segundo o co-CEO da EVE, André Stein.

Além disso, a empresa está atuante no segmento aéreo, trabalhando em um software único que poderá gerenciar o tráfego urbano, podendo contribuir bastante para a mobilidade no mundo todo.

Futuro pode estar próximo – Foto: Divulgação EVE
você pode gostar também