Quando pensamos nas vozes por trás dos personagens mais icônicos dos videogames e das animações, um nome se destaca: Jennifer Hale. Com uma carreira recheada de papéis memoráveis, Jennifer não apenas emprestou sua voz a personagens; ela deu vida a eles, criando conexões inesquecíveis com o público. De Scooby-Doo! e o Fantasma das Bruxas a Mass Effect, a versatilidade de Hale permitiu que ela navegasse por uma ampla gama de emoções, solidificando seu lugar no coração dos fãs. Vamos mergulhar no universo das dublagens e destacar os cinco personagens mais marcantes interpretados por essa talentosa dubladora.
Jennifer Hale nasceu em Newfoundland e Labrador, Canadá, mas mudou-se para o Alabama na juventude. Embora inicialmente tivesse ambições de ser uma estrela do rock, ela fez dublagem na adolescência, o que se tornou sua carreira. Ela obteve sucesso especialmente na indústria de videogames e agora é a dubladora de videogame mais prolífica do mundo. A carreira de Hale não se limita apenas aos videogames: ela também deu voz a vários personagens animados na televisão. Sua versatilidade está entre as melhores do ramo, permitindo-lhe desempenhar papéis que vão desde caloroso e amoroso até mimado e sádico.
Sally McKnight/Thorn – Scooby-Doo! e o Fantasma das Bruxas
A pedido do escritor Ben Ravencroft (Tim Curry), a Mystery Incorporated vai até sua casa em Oakhaven, Massachusetts, para investigar a história de sua ancestral, Sara Ravencroft (Tress MacNeille). Lá, eles conhecem as Hex Girls: uma banda de rock só de garotas contratada para se apresentar em um festival. Seu vocalista principal, Thorn, é wiccaniano e usa remédios à base de ervas para acalmar as cordas vocais da banda em suas músicas, o que causa um pouco de confusão durante a investigação.
Thorn é um personagem divertido e, como o rosto das Hex Girls, ajudou a impulsioná-las para alguns dos personagens mais populares de Scooby-Doo. Apesar de sua aparência assustadora, ela tem uma atitude muito descontraída, e a principal preocupação da banda é a consciência ambiental. Se isso não bastasse, Hale e seus colegas dubladores Jane Wiedlin e Kimberly Brooks também fornecem as vozes dos personagens.
Sam – Três Espiãs Demais
Em Beverly Hills vivem três adolescentes aparentemente comuns: Sam, Clover (Andrea Baker) e Alex (Katie Leigh e Katie Griffin). Quando não estão indo para a escola ou no shopping, trabalham como agentes secretos da Organização Mundial de Proteção Humana. Com a ajuda do fundador da WOOHP, Jerry (Jess Harnell e Adrian Truss), elas viajam pelo mundo detendo todo tipo de criminosos vingativos.
Das três espiãs, Sam é a mais sensata e naturalmente adequada para liderança. Ela é o membro mais lógico do grupo, permitindo-lhe resolver problemas complexos e atuar como uma voz orientadora para qualquer problema que Clover ou Alex possam estar enfrentando. Hale vende isso ainda mais com sua entrega, que parece uma irmã mais velha calorosa.
Leia mais:
- 5 sequências de filmes que ficaram perdidas na franquia
- 5 filmes cancelados que deviam ter acontecido
- Descubra os filmes de comédia imperdíveis no Prime Video!
Bastila Shan – Star Wars: Knights of the Old Republic
Em Star Wars: Knights of the Old Republic uma jovem Jedi da época da Velha República, Bastila Shan é conhecida por sua Meditação de Batalha, que lhe permite coordenar efetivamente seus aliados na batalha. Por conta disso, ela foi escolhida como parte de uma equipe de ataque para derrubar o Lorde Sith, Darth Revan (Rino Romano).
Posteriormente, seu aprendiz, Darth Malak (Rafael Ferrer) decidiu lidar com Bastila, seja matando-a ou corrompendo-a. Bastila é um dos personagens mais proeminentes e queridos do jogo. Embora seja uma Jedi, ela luta para controlar suas emoções devido a uma educação conturbada e um relacionamento complexo com sua mãe. Hale vende ainda mais essa complexidade com sua voz, que captura a autoridade de Bastila como Jedi, mas também sua confusão e frustração quando ela permite que suas emoções a dominem.
Rosalind Lutece – BioShock Infinito
Na cidade flutuante de Columbia podem ser encontrados dois físicos enigmáticos e brilhantes, Rosalind Lutece e seu irmão gêmeo Robert (Oliver Vaquer). Eles contratam Booker DeWitt (Tory Baker) para entrar furtivamente em Columbia e encontrar uma garota chamada Elizabeth (Courtnee Draper). Enquanto Booker cumpre sua missão, os Lutece aparecem várias vezes para confundi-lo e conduzi-lo por uma trama envolvendo dimensão paralela infinita.
A atuação de Hale como Rosalind é hilária e um destaque de sua carreira. É cheio de humor seco, brincadeiras inteligentes e reflete perfeitamente no desempenho igualmente atrevido de Vaquer. Isso adiciona a leveza necessária a uma narrativa séria, ao mesmo tempo em que acrescenta dicas sutis sobre a história mais grandiosa.
Comandante Shepard – Mass Effect
À medida que a humanidade encontra o seu lugar na política galáctica, é-lhes dada a oportunidade de um deles se tornar um Espectro: uma agente de elite que atua em nome do conselho galáctico. Eles nomeiam a Tenente Comandante Shepard, uma soldado condecorada com uma longa história de serviço. Quando uma missão para recuperar um artefato antigo dá errado, Shepard descobre sobre máquinas antigas chamadas Reapers, que em breve limparão a galáxia de vida senciente.
Embora a versão masculina do personagem de Mark Meer seja mais interpretada, o desempenho vocal de Hale está em outro nível. Ela captura perfeitamente cada inflexão, desde as escolhas exemplares empáticas e compassivas até as opções de renegação enérgicas e agressivas. Independentemente do caminho que os jogadores escolherem, Shepard está totalmente empenhada em salvar a galáxia e não deixará nada atrapalhar.