Quem disse que animes e mangás não podem ganhar vida fora das telas e páginas ilustradas? A Netflix vem provando que, com a dose certa de criatividade e respeito ao material original, é possível sim! Nos últimos anos, testemunhamos uma avalanche de adaptações live-action que tentam capturar a essência de histórias fantásticas originárias do Japão. Mas, como em qualquer aventura, há altos e baixos. Alguns projetos deixaram a desejar, enquanto outros surpreenderam positivamente, marcando um ponto de virada na forma como o público e a crítica enxergam esse gênero de produção.
Hoje, vamos mergulhar no universo dessas adaptações para revelar quais são, na nossa opinião, as 8 melhores adaptações live-action de animes feitas pela Netflix. Prepare-se para uma jornada por mundos mágicos, lutas épicas e histórias de superação que transcendem as barreiras da animação, chegando às nossas salas de estar com uma nova roupagem, mas sem perder o coração que os fez tão especiais.
Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal (2021-)
Um ex-membro da Yakuza torna-se dono de casa. O anime Gokushufudou: Tatsu Imortal é uma série hilariante de episódios curtos sobre um ex-Yakuza que virou dono de casa. Claro, isso significa que não é tão contundente quanto séries como One Piece ou Cowboy Bebop, mas há algo extraordinário em assistir o personagem principal, Tatsu, obter tanto prazer com as tarefas domésticas.
Uma das melhores coisas sobre a adaptação live-action da Netflix, Um Yakuza Genial: Tatsu Imortal, é que Kenjirô Tsuda, que dublou Tatsu no anime, interpreta o personagem em carne e osso. Isso o torna uma delícia, mas esta versão ainda carece da comédia do original.
Kakegurui (2019-)
Uma adolescente aposta para derrubar o presidente do conselho estudantil. O mangá Kakegurui segue uma escola secundária cuja estrutura social depende inteiramente do jogo – o que significa uma premissa razoavelmente simples para se adaptar a uma série de TV live-action. Por esta razão, o Kakegurui da Netflix tem sucesso onde outros falharam.
Sem os aspectos grandiosos que normalmente compõem o anime, esta série não exigia um orçamento muito alto. Além disso, os escritores conseguiram adaptar Kakegurui quase perfeitamente do material original, deixando muito pouco de fora. Claro, sem toda a ação e acampamento, não agrada a todos, mas suas duas temporadas ainda são um sucesso relativo para a Netflix.
Yu Yu Hakusho (2023)
Um menino morto se torna um detetive espiritual. Yu Yu Hakusho, da Netflix, acertou muitas coisas sobre o anime, especialmente os figurinos e as cenas de luta. Como um dos animes de ação mais influentes de sua época, Yu Yu Hakusho pediu uma adaptação que estivesse à altura do original. Infelizmente, também houve alguns problemas importantes com o live-action Yu Yu Hakusho, nomeadamente em relação ao ritmo. Vários arcos foram combinados em apenas cinco episódios, e a série passou por momentos importantes que poderiam ter sido suas próprias temporadas.
Leia mais:
- A Lenda de Korra: as 5 maiores demonstrações de força de Korra
- Avatar: O Último Mestre do Ar é renovada pela Netflix
- Confira 8 ACERTOS da Netflix em Avatar
Samurai X: A Origem (2021)
O filme prequela detalha um romance trágico. Os filmes live-action de Samurai X, que começaram em 2012, não foram inicialmente produzidos pela Netflix. Porém, após o sucesso (tanto de forma independente quanto na plataforma de streaming), a Netflix decidiu criar seus filmes utilizando o elenco da trilogia live-action.
Samurai X: A Origem narra os primeiros anos do samurai titular e o romance trágico que o fez abandonar sua vida de matança. O filme foi feito artisticamente e traz à mente os filmes de samurai de antigamente, sem nunca perder de vista o anime original – todos os fatores que ajudaram o filme a ganhar impressionantes 89% no Rotten Tomatoes.
Alice in Borderland (2020-)
Os jogadores competem para sobreviver em uma versão paralela de Tóquio. Embora a minissérie de anime Alice in Borderland seja sem dúvida popular, é o mangá que se solidificou na mente dos fãs. Isso beneficiou a série Netflix, pois teve um pouco mais de liberdade para organizar sua adaptação da melhor forma possível.
No final das contas, a plataforma de streaming fez uma ótima escolha ao manter esta série em vez de um filme (é claro que as adaptações cinematográficas passam por momentos mais difíceis). As primeiras temporadas de Alice in Borderland mantiveram o público entusiasmado, e a segunda temporada manteve a bola rolando, permitindo que a série Netflix obtivesse uma pontuação de audiência de 99% no Rotten Tomatoes.
Avatar: O Último Mestre do Ar (2024)
Depois de ficar congelado por 100 anos, Aang deve treinar para restaurar o equilíbrio do mundo. Avatar: O Último Mestre do Ar deve ser uma das séries animadas mais queridas que já foi ao ar na Nickelodeon, e a Netflix disponibilizar a série animada para uma nova geração apenas aumentou o número de fãs. Da mesma forma, o filme live-action feito no passado foi uma decepção tão grande para os fãs de longa data que não havia muita esperança de uma adaptação live-action que correspondesse às expectativas.
As opiniões sobre a série Netflix foram divididas desde sua estreia. O consenso é que a forma como a série live-action conseguiu simplificar a história é eficaz para manter o ritmo da série, mas alguns momentos da série parecem afetados. Nem todas as mudanças no Avatar (como Sokka não ser tão misógino e, portanto, não ter o mesmo arco) não foram bem recebidas, mas o show mantém vivo o espírito do original. O sucesso da plataforma foi tanto que ela conseguirá encerrar sua história, renovada por mais duas temporadas.
One Piece (2023-)
A Gangue do Chapéu de Palha embarca em uma aventura pelos mares. O anime One Piece é absolutamente enorme, com mais de mil episódios lançados desde o início da série em 1999. Ele também tem uma das maiores bases de fãs de qualquer anime, o que significa que a Netflix estava fadada ao fracasso em sua adaptação. Com uma mistura de fracassos e sucessos no mundo do anime live-action, ninguém tinha certeza do que esperar de One Piece.
No entanto, parece que, por tentativa e erro, a Netflix descobriu como fazer algo espetacular. A emoção, a comédia e o impacto emocional do anime original são todos contabilizados, provando (até agora, pelo menos) que é realmente possível criar uma adaptação de anime perfeita.