A rede social Facebook parece estar longe de morrer. Apesar das previsões pessimistas, a criação de Mark Zuckerberg segue firme e forte, sendo utilizada por diferentes gerações e em várias partes do mundo.
Alternativa aos órfãs do Orkut, que migraram para a rede criada em 2004, o Facebook continua mantendo e ganhando adeptos, seja pelo entretenimento ou até mesmo gerando lucro.
Veja mais abaixo.
A rede social mais popular do mundo
Embora possa parecer que atualmente o Facebook tenha perdido força, a rede social desenvolvida por colegas de quarto de Harvard continua sendo a mais querida em todo o mundo.
Mesmo com a vinda de outras plataformas que promovem a interação entre seus usuários, os números confirmam seu primeiro lugar no pódio: o Facebook bateu o recorde com seus mais de 3 bilhões de usuários mensais.
Em 2012, a popular rede social chegou ao seu primeiro bilhão. Os 2 bilhões foram alcançados em 2017.
Os números pelo mundo também são impressionantes. Segundo dados divulgados em janeiro deste ano, o país com mais usuários é a Índia, tendo mais de 314 milhões de visitantes. Em segundo lugar vem os Estados Unidos, com 175 milhões, seguido pela Indonésia (119,9 milhões) e Brasil (109 milhões).
Para efeito de comparação, a rede vizinha TikTok, empresa chinesa de livre acesso em todo o país, apresenta um bilhão de usuários ao mês. Isso é o que diz Ian Black, CEO da New Vegas, agência com foco em marketing digital.
A Meta, empresa responsável por redes como Facebook e Instagram, explica que o investimento em ambas as redes prossegue na ativa.
Qual é o segredo do Facebook?
A rede social, inicialmente nomeada de Thefacebook, foi criada em 2004 pelos jovens universitários da Universidade de Harvard Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin. A história, inclusive, pode ser conferida no filme A Rede Social (2010).
Vinte anos após sua criação, o Facebook continua concorrendo frente a outras plataforrmas que surgiram depois, como Instagram, Snapchat e TikTok.
Algumas das características implantadas no Facebook ajudam a entender o porquê de seu sucesso, como:
- A possibilidade de armazenamento e compartilhamento de conteúdo pessoal entre os usuários;
- A interatividade no feed, local que permite checar novidades e informações de perfis e páginas;
- As mensagens privadas no Facebook Messenger;
- A integração entre Facebook e outras redes sociais, como Instagram e Whatsapp, além de jogos;
- As comunidades;
- A funcionalidade de classificados e monetização de conteúdo.
Outras ferramentas recentemente disponibilizadas na rede social são os Reels – formato de vídeos mais curtos, lançado para competir com o TikTok, bastante utilizado também no Instagram -, o chat em grupo e o Modo Profissional (veja abaixo como ativá-lo), em que o usuário pode criar perfis, postagens e vídeos profissionais e acessar recursos de monetização.
Desafios do Facebook
Apesar da evolução e grande aceitação do público, a rede social Facebook quer mais. Mais pessoas geram mais visualização de anúncios e, consequentemente, mais lucro. É o que explica a publicitária Rafaela Lotto:
“Sem ela, a monetização não acontece e o modelo de negócio não para de pé. O desafio das plataformas é atrair e manter essa audiência para que a receita com publicidade seja relevante”
Outro desafio da rede social é trabalhar um de seus principais aspectos negativos: as fakes news. No decorrer dos anos, pouca prioridade foi dada a essa questão, o que afastou anunciantes e usuários.
Ainda assim, Lotto acredita que há espaço para todas as redes sociais, de forma que não mais uma clima de concorrência, mas de convivência entre elas.