As mentes por trás do blog Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, lançam novo projeto desafiador: uma audiossérie ficcional pela plataforma Spotify.
O podcast deverá ser lançado já em agosto e contará com a dublagem ilustre de Selton Mello.
Veja mais informações abaixo.
Jovem Nerd lança projeto desafiador
Um detetive com um fiel companheiro (o cão-guia Bonaparte) vive da fama da resolução de um caso de sucesso feita no passado. Hoje, ele trabalha em casos menores, em sua maioria ligados à infidelidade. Em meio a essa realidade, um assassinato chama sua atenção.
Essa é a trama central de França e o Labirinto, que tem como protagonista Nelson França e como cenário o gênero neo-noir – que resgata a atmosfera de filmes das décadas de 1940 e 1950, onde há sempre um crime, uma mulher fatal e muitos cigarros.
A ideia de Ottoni e Pazos era que o protagonista estivesse em uma situação de perigo. Quanto ao clima noir, ambos são fãs do gênero, o que levou a produção em áudio para esse caminho.
Série em Podcast: como foi desenvolvida a audiossérie
Por não ter imagens, a produção ganhou alguns elementos importantes, de forma que o ouvinte consiga acompanhar a trama com naturalidade e dinamismo.
Assim, com o intuito de proporcionar a ideia dos movimentos, a dupla do Jovem Nerd utilizou a técnica de áudio binaural.
O método, muito utilizado pelo NerdCast RPG, leva o ouvinte a “participar” da história, conforme a ordem e os ritmos que os sons são produzidos e como eles são captados pelos ouvidos e cérebro.
Além disso, por ser somente áudio, a premissa de o protagonista ser cego torna-se um fator que ajuda o ouvinte a acompanhar a série.
Isso porque o que deveria ser visual é descrito pelos outros personagens ou sinalizado pelo latido do cão-guia do detetive. Ou seja: quem acompanha a história acaba por ficar no lugar do próprio personagem principal.
Selton Mello era sonho dourado de criadores
Durante o desenvolvimento da ideia, os criadores de França e o Labirinto já miravam em Selton Mello como voz do detetive. É o que diz Ottoni: “O nosso sonho dourado era o Selton Mello!”.
Porém, no começo da trajetória, Mello estava vinculado a um contrato que não o permitia realizar o trabalho. Posteriormente, a situação mudou e a voz desejada pôde chegar ao protagonista da série.
Vale destacar que Selton Mello é narrador e dublador de diversos filmes, como o famoso Karatê Kid (1986) e o Charlie Brown (1983-1986).
Audiossérie é aposta do Spotify
A ideia de França e o Labirinto chegou ao Spotify ainda em 2018, quando os “Jovem Nerd“ ainda não tinham nem roteiro.
A empresa sueca abraçou o conceito e colocou como condição que a dupla fizesse tudo e e entregasse a audiossérie pronta para a plataforma, sendo uma “produção original Spotify“.
E, como se sabe, a procura pelo formato em podcast cresce cada vez mais e, apesar da líder no ramo ter cancelado alguns programas, continua investido na nova mídia.
Segundo Camila Justo, líder de produção original da companhia no Brasil, “É normal, quando se está com uma nova mídia, explorar novos caminhos”.