A temporada de premiações do Oscar se aproxima, o coração dos cinéfilos bate mais forte. A curiosidade sobre quais filmes serão lembrados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é um verdadeiro suspense, digno das tramas mais envolventes de Hollywood. Enquanto o foco muitas vezes se volta para os dramas profundos e as performances transformadoras, não podemos esquecer que o suspense e o terror também têm seu lugar ao sol nessa celebração do cinema. E não são apenas aparições esporádicas; ao longo dos anos, esses gêneros marcaram presença entre os indicados, provando que adrenalina e arrepios também merecem reconhecimento.
É hora de relembrar alguns dos filmes de suspense e terror que não só competiram pelo cobiçado Oscar mas também deixaram suas marcas indeléveis na história do cinema. De histórias de detetives envoltas em mistérios a tramas de terror que exploram o sobrenatural, esses filmes demonstram a versatilidade e a capacidade do gênero de suspense em capturar a imaginação do público e dos críticos. Prepare-se para uma viagem pelas sombras do cinema, onde o suspense e o inesperado reinam supremos.
Chinatown
Um dos maiores clássicos da carreira vitoriosa de Jack Nicholson, Chinatown, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1975, nos leva para a história de um detetive contratado para uma investigação sobre uma traição que se vê envolvido em uma trama repleta de suspense.
O Sexto Sentido
Na trama, indicada ao Oscar de Melhor Filme em 2000, ambientada no sul da Filadélfia, conhecemos Malcolm (Bruce Willis) um psicólogo infantil que após um trauma com um antigo paciente vê seu casamento entrar em uma crise profunda, sua esposa nem mais o olha sequer. No outono depois, apresentado a um novo paciente, um jovem com diversos conflitos e repleto de medos de algo que não conta a ninguém e por isso tem um cotidiano conflituoso com a mãe. Aos poucos, paciente e psicólogo vão embarcando em uma jornada onde um ajuda o outro quando as surpresas pelo caminho começam a serem reveladas.
Corra!
Na trama, indicada ao Oscar de Melhor Filme em 2018, conhecemos o jovem e apaixonado Chris (Daniel Kaluuya) que possui um relacionamento intenso com sua namorada Rose (Allison Williams) e adora fotografia. Certo dia, Rose convida Chris para conhecer sua família em uma cidade do interior. Chegando lá, é apresentado a família da namorada e coisas estranhas começam a chamar sua atenção e aos poucos o protagonista vai percebendo que nada é o que parece nessa família.
O Exorcista
Lançado no segundo semestre do ano de 1974, e indicado ao Oscar de Melhor Filme no ano seguinte ao seu lançamento, o clássico filme de terror O Exorcista, baseado no livro homônimo escrito por William Peter Blatty, nos mostra a história de uma jovem que parece estar possuída por um demônio, sua mãe então chama um exorcista para tentar livrá-la dessa situação.
O Segredo dos Seus Olhos
Na trama, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, acompanhamos o solitário oficial de justiça Benjamin (Ricardo Darín) que acabara de se aposentar e preso a uma história de seu passado, um caso mal solucionado de assassinato, resolve escrever um livro e assim acompanhamos sua vida no tempo do ocorrido, anos atrás, onde inclusive ele conhece o grande amor de sua vida, Irene (Soledad Villamil). Com o passar dos fatos vamos acompanhando as investigações e absurdos dos fatos, que inclusive fere demais o ex-marido da vítima, uma homem que parou no tempo por conta da tragédia e a quem Benjamin promete ajudar.
Aeroporto
Indicado para 10 oscars no ano de 1971, o longa-metragem Aeroporto, dirigido pela dupla George Seaton e Henry Hathaway, apresenta inúmeros conflitos em meio dia de algumas pessoas que giram em torno de um aeroporto.
Anatomia de um Crime
Dirigido pelo grande cineasta ucraniano Otto Preminger, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1960, com roteiro baseado na obra homônima escrita por John D. Voelker, Anatomia de um Crime nos leva até um suspense que gira em torno de um homem acusado de matar uma pessoa e o advogado que aceita defendê-lo.
Leia mais:
- Bomba de suspense! 10 melhores filmes já produzidos no gênero
- Fim de semana de suspense: 10 filmes para curtir agora
- Os 14 melhores filmes cult para refletir
Atração Fatal
Dirigido pelo cineasta britânico Adrian Lyne, em Atração Fatal, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1988, acompanhamos a história de um advogado casado que acaba traindo sua esposa com uma mulher. Quando resolve terminar de vez esse caso, a mulher não aceita ser rejeitada e passa a infernizar sua vida e a de sua família. O projeto é baseado no curta-metragem Diversion de James Dearden.
O Silêncio dos Inocentes
Baseado no livro homônimo publicado em 1988 por Thomas Harris, no início da década de 90 chegaria aos cinemas um filme que ficaria pra sempre na memória de muitos cinéfilos: O Silêncio dos Inocentes. Na trama, vencedora do Oscar de Melhor Filme em 1992, vemos um duelo repleto de tensão entre um médico, altamente narcisista, violento, canibal e uma agente do FBI que precisa da ajuda dele para chegar a um assassino.
Poltergeist – O Fenômeno
Um dos grandes clássicos do terror, Poltergeist, indicado para três categorias no Oscar de 1983, lançado no início da década de 80 e com roteiro escrito pelo grande Steven Spielberg, nos mostra a saga de uma família que mora na Califórnia e precisa enfrentar situações aterrorizantes.
Essa jornada através de filmes de suspense e terror que marcaram presença no Oscar nos mostra que, mesmo em meio a um mar de dramas e biografias, há espaço para o coração acelerar e o suspense tomar conta. Estes filmes, que variam desde histórias de exorcismo até tramas de investigação e mistério, demonstram a riqueza e diversidade do cinema, provando que filmes de suspense e terror são capazes de transcender o gênero, capturando a atenção da crítica e do público em geral.