Quem nunca se viu imerso nas páginas de Harry Potter, sonhando com os corredores de Hogwarts e as aventuras de Harry, Hermione e Ron? A série, que conquistou corações ao redor do mundo, ganhou uma adaptação cinematográfica que marcou época. No entanto, sabemos que, entre as páginas e a tela, muitas nuances da obra de J.K. Rowling foram adaptadas ou mesmo deixadas de lado. Com a notícia de que a HBO Max está planejando um remake de Harry Potter para a televisão, prometendo uma fidelidade ainda maior aos livros, não podemos deixar de especular sobre as mudanças que estão por vir. Será que finalmente veremos um Harry mais sarcástico e detalhes que só quem leu os livros conhece?
A expectativa em torno dessa nova adaptação não poderia ser maior. Ao longo dos anos, a comunidade de fãs acumulou uma lista considerável de momentos e características dos personagens que gostariam de ver na tela. Com o compromisso da HBO de criar uma versão mais próxima da obra original, preparamos uma lista de 8 mudanças que esperamos ver na série de Harry Potter em relação aos filmes. Prepare sua varinha, pois vamos mergulhar nesse universo mágico uma vez mais, agora sob uma nova luz.
Diferenças entre filme e livro
Daniel Radcliffe foi um excelente Harry Potter, mas seu personagem ainda era bem diferente daquele escrito por J.K. Rowling. É claro que as adaptações para a tela sempre ficarão aquém dos protagonistas, já que os livros se beneficiam do compartilhamento do diálogo interno de um personagem. O próximo remake de Harry Potter ainda terá que contornar esse obstáculo, mas com um novo começo e sete temporadas para trabalhar, deve ser muito mais fácil trazer o verdadeiro personagem de Harry para a tela. Então, supondo que a HBO realmente crie uma série de Harry Potter fiel aos livros, o herói deveria parecer bem diferente.
Harry deveria ser mais atrevido e sarcástico no remake de Harry Potter
No livro Harry era conhecido por seu sarcasmo e inteligência. Talvez o maior crime contra Harry nos filmes de Harry Potter seja a remoção de todas as suas falas mais sarcásticas. Harry era altamente sarcástico e poderia responder a um insulto atrevido mais rápido do que pegar o Pomo de Ouro. Isso proporcionou alguns momentos hilários com os Dursleys, Umbridge, Draco e especialmente Snape. Claro, os comentários sarcásticos de Harry muitas vezes o colocavam em apuros, mas tudo isso fazia parte de seu charme. Em comparação, o filme Harry era muito passivo.
O remake de Harry Potter deve deixar Harry mais parecido com um adolescente típico
Não houve tempo suficiente para que os filmes de Harry Potter mostrassem o cotidiano de Hogwarts. Nem sempre foi permitido que Harry fosse um adolescente típico nos livros de Harry Potter, mas ele certamente fez o seu melhor. Ele teve dificuldades nas provas, faltou ao dever de casa, fez besteiras e cometeu erros estúpidos, assim como qualquer pessoa da sua idade, apesar de ser o “Escolhido”.
Claro, isso também era verdade, até certo ponto, nos filmes de Harry Potter. Certamente houve momentos em que ficou claro que Harry era apenas um adolescente, mas como o filme tinha que focar predominantemente na ação, perdemos muito disso. Com muito mais tempo para passar na vida diária em Hogwarts, o remake de Harry Potter deve resolver isso facilmente.
Potter deve ficar melhor e mais confortável com a magia conforme a série avança
Uma reclamação comum sobre os filmes de Harry Potter é que, apesar de ser o herói do mundo mágico, Harry não faz muita mágica. Isto é especialmente verdadeiro em Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde ele mesmo não usa um único feitiço. Ainda assim, não melhorou muito nos filmes finais, onde Harry usa principalmente “Expecto Patronum” e “Exeliarmus”. Embora esses fossem os dois feitiços favoritos de Harry nos livros, ele era um bruxo competente quando enfrentou Voldemort, algo que o remake de Harry Potter precisará demonstrar.
Leia mais:
- Harry Potter Com Tudo Novo em Série Para 2026!
- Nova série de Harry Potter: Fatos e segredos
- 5 cenas de Harry Potter ideais para o remake
O remake deve piorar muito o temperamento de Harry
Harry teve dificuldade em controlar seu temperamento, especialmente em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Claro, vemos isso nos filmes, como quando Harry gritou com Dumbledore depois que Nagini atacou o Sr. Ainda assim, isso realmente não era nada. No livro, grande parte do diálogo do menino fica basicamente em capslock. Harry ficou tão mal que destruiu o escritório de Dumbledore de raiva cega após a morte de Sirius – outra cena que a HBO não pode pular novamente no remake de Harry Potter.
Harry deveria ser menos estranho romanticamente na série
A vida amorosa de Harry foi absolutamente dolorosa de assistir nos filmes de Harry Potter. Com Cho em Harry Potter e o Cálice de Fogo, ele era pelo menos carinhosamente desajeitado, mas suas cenas românticas com Ginna em Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte eram imperdoáveis. Isso não teve nada a ver com as atuações do ator e tudo a ver com a natureza apressada desses relacionamentos. Harry não era exatamente um conquistador nos livros, mas suas paixões e relacionamentos eram muito mais verossímeis, como deveriam ser no remake da HBO.
O remake deve dar melhor desenvolvimento do personagem do que os filmes
Os filmes de Harry Potter não tiveram tempo para as nuances da jornada pessoal de Harry. Nos filmes Harry era simplesmente um bom personagem do começo ao fim. Ele passou por muito pouco desenvolvimento de personagem e, embora tenha passado por aquele período de incerteza em Relíquias da Morte quando contemplou o tipo de homem que Dumbledore tinha sido, não foi exatamente como deveria.
Nos livros, Harry sobreviveu apenas por impulso, mas quando isso levou à morte de Sirius em Ordem da Fênix, ele começou a trabalhar para desacelerar. O verdadeiro teste veio em Relíquias da Morte, quando Harry teve que escolher não ir atrás das Relíquias. Os filmes deixaram de lado esse crescimento, mas ele é imprescindível para o remake de Harry Potter.
A profecia do escolhido significará algo diferente
Outra característica dos livros que os filmes alteraram ou simplificaram é a profecia do Escolhido. Foi quase insignificante nos filmes, mas nos livros, a profecia foi uma parte importante da lição que Harry teve que aprender antes de enfrentar Voldemort. À medida que os eventos se desenrolavam, ficou claro que as próprias ações de Voldemort resultaram na profecia se tornando realidade, e as ações de Harry também tiveram o poder de fazê-lo. Havia várias camadas nisso, que Harry lentamente entendeu ano após ano, até que ele se tornou o herói sábio que estava diante do Lorde das Trevas.
Harry deve realmente ter os olhos de Lily no remake
Visualmente, Radcliffe foi um excelente Harry, e será difícil para muitos aceitar um novo ator neste papel icônico. No entanto, como o remake de Harry Potter pretende ser uma versão mais fiel ao livro, há certos recursos que podem ser melhorados. É improvável que alguém possa ser escolhido que corresponda perfeitamente à descrição de Rowling de Harry, mas uma necessidade absoluta são olhos verdes. Seja por meio de contatos, edição ou biologia, é imperativo que Harry tenha olhos da mesma cor que sua mãe no remake de Harry Potter, fazendo-o parecer um pouco diferente de seu homólogo do filme.