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8 monstros de terror que mereciam um segundo filme

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Você já parou para pensar que alguns monstros de filmes de terror ficam tão gravados em nossa memória que simplesmente desejamos vê-los novamente? Pois é, Hollywood tem o hábito de estender ao máximo o sucesso de suas criaturas aterrorizantes, transformando-os em verdadeiras franquias. No entanto, existem aqueles que, por algum motivo, ficaram restritos a uma única aparição, deixando um gostinho de “quero mais” entre os fãs do gênero. Hoje, vamos mergulhar no universo dessas entidades sombrias que definitivamente mereciam uma nova chance nas telonas.

Seja pela originalidade de sua concepção ou pelo impacto causado em seu filme de estreia, esses seres conseguiram se destacar no vasto universo do terror. É curioso notar como, apesar do potencial para novas histórias, esses monstros não foram revisitados pelos estúdios, diferentemente do que aconteceu com icônicas sequências como Tubarão ou os inúmeros filmes de Godzilla. Mas quais seriam essas criaturas merecedoras de um retorno triunfal? Acompanhe nossa lista e descubra!

Terror
Créditos: Reprodução

Rei Paimon em Hereditário (2018)

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O principal vilão em Hereditário é a dor, pois vê a família Graham lidando com uma perda inimaginável, mas essa dor se manifesta como Rei Paimon, o deus do mal adorado pelo distorcido culto pagão que tem como alvo os Grahams. Paimon nunca mostra sua verdadeira face no filme; em vez disso, ele se revela através de um brilho sádico nos olhos das pobres e inocentes almas que escolhe possuir. Atores como Alex Wolff conseguiram aquele visual possuído perfeitamente, com um olhar assustador através da tela para o público do outro lado.

O final de Hereditário pareceu o início de uma nova história. Paimon finalmente chegou ao mundo da superfície em uma nave humana, cercado por seus seguidores de culto, pronto para lançar seu reinado sinistro. Outro filme de Paimon poderia explorar o impacto de sua chegada à Terra.

O Wendigo em Espíritos Obscuros (2021)

Em vez de inventar um novo monstro para assustar o público, o diretor de Espíritos Obscuros, Scott Cooper, mergulhou no folclore da vida real. O wendigo visto em Espíritos Obscuros é um lendário demônio Algonquin que supostamente passa de pessoa para pessoa e aparece como uma criatura faminta e comedora de carne, semelhante a um cervo. Ele só pode ser morto quando está absolutamente mais fraco, então é preciso muito trabalho para derrotar o wendigo. Certamente a luta não acabou depois de apenas um filme.

Embora tenha ótimas atuações, cinematografia impressionante e sustos genuinamente aterrorizantes, Espíritos Obscuros ficou decepcionado com seu roteiro fraco. O wendigo lindamente desenhado deste filme merece um roteiro muito melhor. Talvez o wendigo possa retornar em uma sequência de Espíritos Obscuros, cuja narrativa corresponda ao terror e à intensidade de seu monstro (embora isso seja improvável, dada a decepção de bilheteria do primeiro filme).

O homem pálido em O Labirinto do Fauno (2006)

Do vigilante demoníaco titular em Hellboy ao Homem Anfíbio em A Forma da Água e à raça Judas em Mimic, Guillermo del Toro é responsável por criar alguns dos monstros mais icônicos do cinema de todos os tempos. Indiscutivelmente o mais assustador de todos é “O homem pálido” de seu distorcido conto de fadas O Labirinto do Fauno. O Labirinto do Fauno trata de aceitar o lado negro da natureza humana e a ambiguidade moral do mundo devastado pela guerra em que Ofelia vive, e o Homem Pálido incorpora tudo isso de forma espetacular. O Homem Pálido não se parece em nada com nenhum outro monstro já visto na tela grande.

Com sua constituição longa e esbelta e globos oculares embutidos nas palmas das mãos, o Homem Pálido não se parece em nada com qualquer outro monstro já visto na tela grande. Como ele aparece em uma terra de fantasia imaginária, há uma grande variedade de histórias nas quais o Homem Pálido poderia aparecer. Se Hellboy conseguiu uma sequência, certamente o Homem Pálido também conseguiria.

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O Urso Mutante em Aniquilação (2018)

Existem muitas mutações aterrorizantes em Aniquilação, uma zona misteriosa de interferência alienígena na Terra no arrepiante thriller de ficção científica de Alex Garland, Aniquilação, mas facilmente a mais aterrorizante de todas é o urso mutante. O urso mutante aparece pela primeira vez quando ataca a base e mata Cassie. No momento em que reaparece, o urso mutante conseguiu assimilar o tecido restante de Cassie e, quando ruge, o som que emana são os gritos de morte de Cassie.

Toda essa cena é uma masterclass em design de som. O urso está apenas à espreita, tentando farejar mais pessoas para comer, mas os gritos de terror de Cassie, substituindo a voz do urso, tornam tudo muito mais perturbador. É de longe a cena mais memorável do filme, e sua presença na tela prateada não deveria ter se limitado a essa sequência independente.

A mãe em Noites Brutais (2022)

Noites Brutais de Zach Cregger inicialmente não parece ser um filme de monstros. Tudo começa com uma confusão de reservas no Airbnb quando dois estranhos chegam à mesma casa alugada e percebem que a reserva foi duplicada. A primeira metade do filme brinca com a ideia de que esses dois estranhos não sabem se podem confiar um no outro, mas a segunda metade transforma tudo em uma história totalmente diferente ao descobrirem passagens escondidas embaixo da casa.

Nesses túneis, eles encontram “A Mãe”, um humanóide horrivelmente mutante que recebeu superforça por várias gerações de consanguinidade. A Mãe é um monstro de filme verdadeiramente aterrorizante, apresentado ao bater repetidamente o crânio de um protagonista contra a parede até que ele morra, mas ela também é estranhamente simpática. No final das contas, deixando de lado as mutilações, a Mãe só quer ter um filho para cuidar.

A rainha em Aliens (1986)

Os xenomorfos podem ser vistos em todos os filmes de Alien, não apenas no primeiro. A visão verdadeiramente sobrenatural de HR Giger de uma entidade extraterrestre perversa e malévola é a imagem definidora da desumanidade. É um dos únicos alienígenas na tela que realmente parece alienígena; é algo que os seres humanos primitivos não conseguem compreender. O xenomorfo nunca deixará de ser aterrorizante, então provavelmente continuará a aparecer em sequências, prequelas e reinicializações nos próximos anos. Mas a rainha dos xenomorfos só apareceu na primeira sequência perfeita de James Cameron, Aliens.

O papel da Rainha como o grande mal dos Alienígenas se relaciona perfeitamente com o tema da maternidade e, especificamente, com o instinto maternal de proteção. Assim como Ripley, a Rainha quer manter seus filhos seguros. A Rainha é o maior, o pior e o mais aterrorizante xenomorfo de todos, mas ela só apareceu em um filme.

A entidade em Corrente do Mal (2015)

A entidade sobrenatural em Corrente do Mal é uma metáfora potente para a paranóia em torno das doenças sexualmente transmissíveis. A assombrosa joia do terror de David Robert Mitchell começa com uma jovem saindo com um cara que parece impaciente e apreensivo por ficar no mesmo lugar por muito tempo. No final do encontro, eles fazem sexo, e o rapaz revela que, ao fazer isso, passou a entidade para ela. Ele está sendo seguido por um monstro que muda de forma e agora ele a seguirá até que ela o passe para outra pessoa.

Esta é uma premissa de terror perfeita. Há uma sensação insuportável de pavor quando o monstro está longe, aproximando-se gradualmente, e há alguns grandes sustos quando o monstro aparece inesperadamente em uma porta ou bate em uma parede. A imagem de um monstro seguindo constantemente o herói, caminhando lenta mas seguramente em linha reta em direção ao seu alvo, é poderosa demais para ser usada apenas em um filme.

Terror
Créditos: Reprodução

O Babadook em The Babadook (2014)

O filme de monstro refrescante e discreto de Jennifer Kent, The Babadook, gira em torno de uma mãe solteira viúva tentando cuidar sozinha de seu filho. Ser mãe solteira fica ainda mais complicada quando ela descobre um monstro horrível que se infiltrou em sua casa e está perseguindo ela e seu filho. Parte do impacto visceral da criatura é que ela não foi criada com CGI; foi criado com animação stop-motion e efeitos práticos, por isso parece totalmente real.

O monstro titular em The Babadook é uma tela em branco para o público projetar sua dor e trauma. Pode ser usado para representar todas as coisas terríveis do mundo. É um ótimo veículo para contar histórias humanas, como a história de luto e maternidade do filme original, por isso pode ser usado como peça central de uma espécie de série antológica.

Estes são apenas alguns dos muitos monstros de filmes de terror que, apesar de seu sucesso e impacto, não tiveram a chance de retornar às telonas. Cada um deles trouxe algo único para o gênero e deixou uma marca indelével em seus espectadores, merecendo, sem dúvida, uma nova oportunidade para aterrorizar e encantar as audiências globais.

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