Efeitos especiais, ou CGI, são parte fundamental dos grandes filmes de Hollywood, mas nem sempre eles saem como esperado. Mesmo em produções com orçamentos milionários, às vezes vemos resultados que nos fazem questionar onde foi parar todo aquele dinheiro.
Seja por falta de tempo, falha de execução ou simplesmente má decisão, alguns filmes nos apresentam efeitos especiais que são, no mínimo, decepcionantes. Vamos relembrar sete filmes caros que tiveram efeitos especiais horríveis.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)
Apesar de ser uma continuação de sucesso, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre teve um CGI criticado em algumas cenas, como por exemplo, no mundo aquático. Muitos fãs notaram problemas nos efeitos especiais, especialmente durante as batalhas no final do filme. Isso foi uma decepção para uma produção tão aguardada, considerando o legado do primeiro filme. O CGI inconsistente fez com que os momentos que deveriam ser épicos parecessem artificiais.
Mulher-Maravilha 1984 (2020)
O segundo filme solo da Mulher-Maravilha foi outro exemplo de efeitos especiais que não entregaram o que se esperava. A cena em que Diana usa o Laço da Verdade para surfar no relâmpago foi criticada por parecer falsa e malfeita. Além disso, a transformação do personagem de Kristen Wiig em Cheetah também não agradou ao público. Em um filme que se propunha a trazer muita ação e efeitos visuais, essas falhas foram notáveis.
A Múmia (2017)
O reboot da franquia A Múmia com Tom Cruise foi uma tentativa de criar um universo compartilhado de monstros, mas o resultado foi desastroso. Uma das cenas mais criticadas foi a do avião em queda, que deveria ser intensa e assustadora, mas acabou parecendo artificial e mal executada. A combinação de más escolhas de CGI e cenas que não se conectavam bem com o restante do filme resultou em uma experiência visual decepcionante.
Leia mais:
- 9 obras de animação INCRÍVEIS com protagonistas negros
- Invencível vai ter 3ª temporada? Veja o que já sabemos sobre a continuação
- Superman: Os 5 melhores episódios da série animada do herói
Liga da Justiça (2017)
O primeiro filme da Liga da Justiça teve um processo de produção conturbado, e isso se refletiu nos efeitos especiais. Um dos exemplos mais citados é o “bigode removido” de Henry Cavill. Devido a problemas contratuais, ele não pôde raspar o bigode para regravar cenas, então usaram CGI para removê-lo. O resultado foi um rosto estranho e desproporcional, que tirou toda a seriedade das cenas.
Mulher-Gato (2004)
Este filme é um verdadeiro exemplo de como os efeitos especiais podem arruinar um personagem icônico. Halle Berry interpretou a Mulher-Gato, mas as cenas de ação com CGI foram desastrosas. O movimento exagerado e artificial tornou as sequências de luta mais cômicas do que impressionantes. A falta de qualidade dos efeitos especiais contribuiu para o fracasso do filme tanto em crítica quanto em bilheteria.
Matrix Revolutions (2003)
A trilogia Matrix foi revolucionária no uso de efeitos especiais, mas o último filme, Matrix Revolutions, não correspondeu às expectativas. A cena da batalha final entre Neo e o Agente Smith, que deveria ser épica, foi criticada por seu CGI exagerado e pouco convincente. O excesso de efeitos fez com que a cena perdesse o impacto emocional e visual, deixando muitos fãs decepcionados.
Percy Jackson & o Ladrão de Raios (2010)
Percy Jackson & o Ladrão de Raios foi uma tentativa de adaptar a popular série de livros para o cinema, mas os efeitos especiais deixaram muito a desejar. Uma das cenas mais criticadas é a do combate com a Medusa, que parece ter saído de um filme de décadas atrás. O CGI de baixa qualidade e a falta de realismo prejudicaram o filme, tornando difícil levar a história a sério.
Esses são alguns exemplos de como até mesmo os filmes com orçamentos elevados podem falhar quando se trata de efeitos especiais. Às vezes, o CGI exagerado ou mal feito acaba tirando a imersão do público e transformando cenas que deveriam ser épicas em momentos desconcertantes. E você, lembra de algum filme com efeitos especiais horríveis que não estão nesta lista? Compartilhe conosco!