Filmes, Séries, Games, Tecnologia e Mais

As 5 cenas de exorcismo mais MEDONHAS do cinema

PUBLICIDADE

Quando o assunto é cinema de terror, poucos temas são tão universalmente aterrorizantes quanto ao exorcismo. A ideia de posse demoníaca não apenas atravessa as barreiras do gênero cinematográfico, mas ressoa em um medo primordial presente em diversas culturas ao redor do globo. Afinal, quem nunca sentiu um calafrio percorreu a espinha ao ouvir falar de demônios e espíritos malignos? Esse fascínio pelo sobrenatural explica por que filmes que exploram exorcismos e possessões conseguem atrair tanto cineastas quanto o público, independente das tendências atuais de terror.

Selecionar as cenas mais medonhas de exorcismo do cinema não é tarefa fácil, dada a riqueza e diversidade com que esse rito é retratado. De clássicos a produções contemporâneas, os filmes de exorcismo nos levam em uma jornada perturbadora ao confronto direto com o mal. Algumas cenas foram icônicas, não só pelo terror que provocam, mas pela forma como amplificam nossos medos mais profundos. Prepare-se para revisitar cinco dos momentos mais arrepiantes que o cinema nos ofereceu nesse gênero tão intrigante e aterrorizante.

Exorcismo
Créditos: Reprodução

O Ritual (2011)

PUBLICIDADE

Embora O Ritual não esteja entre os melhores filmes de exorcismo (registrando apenas 22% no Rotten Tomatoes), o filme possui uma cena de exorcismo incrivelmente eficaz. Isso deve quase acompanhar o desempenho de Anthony Hopkins, que apesar de algum material questionável, consegue imbuir o padre Lucas Trevant de autoridade silenciosa e até de malícia ao enfrentar Baal. Enquanto o resto do filme fica aqui graças a um tempo de execução muito longo e um enredo tangencial, as cenas com Anthony Hopkins realizaram um exorcismo e foram levadas a um são surpreendentemente assustadores e assustadores.

Poltergeist (1982)

Embora muitas cenas de exorcismo de filmes apresentem corpos contorcidos, vozes demoníacas e fluidos corporais, nem todos os filmes estão de acordo com o estereótipo. O célebre filme de terror de 1982 de Tobe Hooper, Poltergeist , é um exemplo perfeito. Embora o filme tenha muitas cenas assustadoras, não é tão perturbadora quanto o momento em que Tangina Barrons, como ela deveria estar limpando a casa de sua presença espiritual, parece estar conduzindo mais espíritos para causar estragos na inocente família Freeling. Embora mais tarde tenha sido confirmado que ela estava enganando os espíritos, o momento e a atividade paranormal que o acompanha ainda são aterrorizantes para a família e para o espectador.

Leia mais:

O Lamento (2016)

As cenas de exorcismo costumam ser assustadoras por si só, mas podem se tornar ainda mais poderosas se usadas para apresentar uma questão social mais ampla. O filme de terror sul-coreano O Lamento faz esse truque com habilidade, usando sua história baseada na possessão para transmitir uma mensagem mais ampla sobre a xenofobia e a superstição. O filme inteiro apresenta várias cenas aterrorizantes, enquanto uma vila sucumbe lentamente a uma maldição sinistra trazida por um misterioso japonês ou por uma mulher vestida de branco. No entanto, a cena do exorcismo, onde vários personagens experimentam uma dor simultaneamente, é especialmente eficaz, pois a verdadeira fonte do horror permanece ambígua.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Apesar de ser geralmente considerado um dos filmes de exorcismo mais assustadores de todos os tempos, O Exorcismo de Emily Rose geralmente evita os tropos mais violentos que definem outros filmes do gênero. No entanto, o facto de haver tão pouco sangue só tornará a sua sequência climática de exorcismo mais poderosa. Ambiente em um estábulo, a cena é uma batalha de vontades entre o padre de Tom Wilkinson, Richard Moore e os demônios que possuem Emily. À medida que a ação aumenta, os cavalos escapam, uma tempestade se intensifica e os espectadores ficam compreensivelmente paralisados ​​pelo medo, tornando o momento um confronto digno.

Exorcismo
Créditos: Reprodução

O Último Exorcismo (2010)

Trazendo um novo nível de inovação ao gênero possessão, O Último Exorcismo é um excelente exemplo de como a produção de filmes encontrados pode aumentar o horror de uma cena. O Último Exorcismo é repleto de momentos horríveis, desde os primeiros encontros da “tripulação” com Nell até o assassinato de um gato inocente por Nell. No entanto, é o clímax do filme, onde Manley tenta desesperadamente exorcizar a possuída Nell no topo de um altar de culto. É uma cena difícil de esquecer.

você pode gostar também