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10 filmes de guerra que já foram indicados ao Oscar

Quando pensamos em filmes de guerra, logo nos vem à mente aquelas produções épicas, carregadas de tensão, heroísmo e, muitas vezes, uma crua realidade. Não é à toa que muitos desses filmes não apenas conquistaram o coração do público, mas também chamaram a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar. Curiosamente, mesmo com a aclamação crítica e a popularidade entre os espectadores, ganhar a estatueta de Melhor Filme pode ser um campo de batalha tão desafiador quanto os retratados nessas obras.

Ao longo dos anos, diversos filmes de guerra que marcaram época foram reconhecidos com indicações ao Oscar de Melhor Filme. Surpreendentemente, muitos não chegaram a vencer, apesar de sua importância e impacto cultural. Isso se deve ao fato de que, independentemente do gênero, todos os filmes concorrem igualmente, e nem sempre a aclamação por retratar eventos históricos de forma magistral é suficiente para garantir a vitória. Vamos explorar alguns desses filmes memoráveis que, apesar de não terem levado a estatueta de Melhor Filme, permanecem inesquecíveis na história do cinema.

Oscar
Créditos: Reprodução

Barry Lyndon (1975)

Perdeu para Um Estranho no Ninho.

Apesar de ser um dos diretores mais influentes da história, Stanley Kubrick nunca ganhou o prêmio de Melhor Filme em vida. Laranja Mecânica, Dr. Strangelove e seu filme de guerra Barry Lyndon foram indicados para Melhor Filme. No entanto, o único Oscar que Kubrick ganhou foi pelos inovadores efeitos especiais de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Barry Lyndon é um filme longo e lento e enfrentou muita concorrência na cerimônia do Oscar. Este também foi o ano em que Tubarão fez sua estreia. No entanto, Um Estranho no Ninho prevaleceu.

Apocalypse Now (1979)

Perdeu para Kramer vs. Kramer.

Talvez a maior contribuição de Francis Ford Coppola para o cinema, além de O Poderoso Chefão, seja a adaptação de Heart of Darkness, Apocalypse Now, para a Guerra do Vietnã. O filme merece algum crédito por afastar o cinema da glorificação da guerra, potencialmente inspirando filmes como O Resgate do Soldado Ryan. No entanto, Guy Raz argumentou (via NPR) que a Academia era mais propensa a optar por um filme que destacasse os atores: “Apocalypse Now é um filme do diretor – é [Coppola] se exibindo, e ele é fabuloso… mas Kramer vs. Kramer é uma espécie de drama doméstico – que mostra os atores, e os atores se envolvem muito nisso.”

Kramer vs. Kramer marcou a primeira vitória de Meryl Streep no Oscar e a segunda indicação.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Perdeu para Shakespeare Apaixonado.

O Resgate do Soldado Ryan também é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos e uma marca registrada da carreira de Steven Spielberg. Está entre os filmes de guerra elogiados pela precisão e apresenta um dos célebres papéis de Tom Hanks e Matt Damon. Apesar de tudo, O Resgate do Soldado Ryan perdeu para o drama romântico de ficção histórica Shakespeare Apaixonado.

O filme que definiu a carreira de Gwyneth Paltrow, mesmo alguns questionando sua vitória, apesar de sua performance maravilhosa, design de produção de época estelar e abordagem apaixonada da carreira de Shakespeare. No entanto, sua vitória provavelmente foi uma questão de sorte. A categoria de Melhor Filme poderia ter oscilado para um lado ou para outro, e os membros da Academia preferiram Shakespeare Apaixonado e sentiram que isso lhes falava mais, mas até hoje muitos acham que foi uma escolha errada.

Cartas de Iwo Jima (2006)

Perdeu para Os Infiltrados.

Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood, também teve a infelicidade de ser lançado durante um ano muito competitivo, com Pequena Miss Sunshine e A Rainha também conquistando vagas na categoria de Melhor Filme. No entanto, Os Infiltrados, sem surpresa, varreu a cerimônia esse ano. Os Infiltrados é um dos melhores filmes de Martin Scorsese e um dos melhores filmes de gângster em geral, com Leonardo DiCaprio e Matt Damon nos papéis principais. A Academia também pode ter achado que Cartas de Iwo Jima não correspondeu ao recente vencedor de Melhor Filme de Eastwood, Menina de Ouro.

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Bastardos Inglórios (2009)

Perdeu para Guerra ao Terror.

Os filmes de história alternativa gratuitamente violentos de Quentin Tarantino tendem a ser ousados demais para chegar à quantidade de pessoas necessárias para ganhar o prêmio de Melhor Filme. Sua representação da França ocupada pelos nazistas em Bastardos Inglórios não foi diferente. Há inevitavelmente uma facção que acha muito estranho votar. No entanto, dado o número de vezes que foi indicado para Melhor Filme, seria apropriado se o suposto último filme de Tarantino fosse aquele pelo qual ele finalmente vencesse. “Bastardos Inglórios perdeu o melhor filme para Guerra ao Terror“. Avatar, também indiscutivelmente um filme de guerra, foi o favorito para vencer esse ano.

Cavalo de Guerra (2011)

Perdeu para O Artista.

O ano em que Steven Spielberg levou Cavalo de Guerra ao Oscar foi fascinante, com um filme mudo (principalmente) ganhando o prêmio de Melhor Filme, bem como o filme biográfico de beisebol Moneyball e a extravagante jornada ao passado de Meia-Noite em Paris aparecendo na mistura. No final das contas, Cavalo de Guerra não foi nada notável como um épico de guerra e não está nem perto de ser o melhor filme de Spielberg. Já O Artista se destaca em seu gênero. O retorno aos dias do cinema mudo retrata uma narrativa popular entre os filmes de Hollywood e apresenta performances notáveis, tornando-o o melhor filme sobre cinema da história.

Até o Último Homem (2016)

Perdeu para Moonlight: Sob a Luz do Luar.

No infame ano da não vitória de La La Land e da verdadeira vitória de Moonlight, Andrew Garfield ganhou a primeira de suas duas indicações ao Oscar por atuação até o momento. Em Até o Último Homem, Garfield interpreta o Médico do Exército Desmond Doss, que foi para a batalha tendo resolvido não matar ninguém, nem mesmo em legítima defesa. Garfield perdeu o Oscar esse ano para Casey Affleck por Manchester à Beira-Mar. Até o Último Homem é sem dúvida um excelente filme, mas nunca foi candidato à vitória de Melhor Filme. No entanto, venceu em edição de filme e mixagem de som.

Oscar
Créditos: Reprodução

Dunkirk (2017)

Perdeu para A Forma da Água.

O romance bizarro de Guillermo del Toro, A Forma da Água, conseguiu vencer não um, mas dois filmes da Segunda Guerra Mundial: O Destino de uma Nação e Dunkirk. Dunkirk marca a última vez que Christopher Nolan foi candidato ao Oscar, com sua aventura de viagem no tempo de 2020, Tenet, não recebendo a aclamação de seus melhores filmes. Dunkirk é uma representação tensa, multiperspectiva e ininterrupta da evacuação de Dunkirk. É um filme impressionante com um nível de design de produção e roteiro que outros diretores só podem esperar alcançar, mas outros filmes fora do gênero de guerra ofereceram histórias mais complexas esse ano.

1917 (2019)

Perdeu para Parasita.

1917 foi o favorito alguns anos atrás, até que Parasita roubou a premiação. As pessoas podem ter conseguido reconhecer a superioridade de Parasita em termos de enredo à frente do Oscar, com a força de 1917 estando em seus aspectos técnicos. Os escritores da Vox argumentaram que Parasita merecia vencer em janeiro de 2020 – mas o que merece vencer nem sempre é o que vence. No entanto, à medida que a cerimônia do Oscar avançava e Parasita conquistou Melhor Roteiro e Melhor Diretor, ficou claro quem seria o vencedor.

Nada de Novo no Front (2022)

Perdeu para Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Nada de Novo no Front é uma representação assustadora do inferno da guerra. A narrativa apresenta efetivamente os soldados alemães da Primeira Guerra Mundial como personagens simpáticos, atraídos para um esforço de guerra supostamente patriótico. Nada de Novo no Front recebeu a vitória hilariamente garantida de Melhor Filme Internacional e pode ter estado entre os três filmes com maior probabilidade de ganhar o de Melhor Filme. No entanto, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. significou que não houve competição no ano passado, e Nada de Novo no Front estaria destinado a se juntar aos outros filmes de guerra que chegaram tão perto do prêmio principal.

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